MPT se propõe mediar reivindicações do SAEP

Brasília-DF, quarta-feira, 16 de julho de 2025


Brasília, terça-feira, 6 de julho de 2010 - 17:7

PLANO ESTRATÉGICO

MPT se propõe mediar reivindicações do SAEP


Por: Daiana Lima

Procuradores pedem documento com demandas da categoria para que seja fiscalizado pelo órgão

DF
Procuradores do MPT, Luis Paulo Villafane e Daniela Varandas; e diretor financeiro do SAEP, Idenes de Jesus

Em visita ao SAEP, na última terça-feira (29), os procuradores do Ministério Público do Trabalho (MPT), Daniela de Morais Varandas e Luis Paulo Villafane Gomes, reunidos com os diretores do Sindicato Idenes de Jesus Cruz e Mário Lacerda, se colocaram disponíveis para atuar em função dos interesses da categoria.

"Queremos conhecer o Sindicato, a realidade da categoria. Estamos abertos a receber denuncias a ouvir os problemas do SAEP e a mediar as negociações coletivas", afirmou a procuradora Daniela Varandas.

Este trabalho que o MPT realiza é em razão do Planejamento Estratégico do órgão, iniciado em agosto de 2008.

"O MP quer atuar em função do interesse público. A gente quer realmente atuar como parceiros, queremos fazer valer o nosso poder de atuação", ressaltou Varandas.

Reivindicações da categoria
Os diretores do SAEP Idenes de Jesus e Mário Lacerda agradeceram o interesse e o apoio dos procuradores do MPT em relação às reivindicações do Sindicato.

Em seguida, eles apresentaram algumas das lutas do SAEP pela valorização da categoria.

"A rotatividade em nossa categoria é muito grande. Existe a dificuldade da valorização do auxiliar de ensino, da filiação ao Sindicato e do acesso dos diretores do SAEP e a categoria", explicou Lacerda.

Os representantes do MPT disseram que a liberdade de acesso do Sindicato à categoria é interesse do órgão. "Essa é uma de nossas bandeiras, combater as práticas anti-sindicais", disse Daniela Varandas.

Idenes de Jesus, diretor do SAEP, falou também sobre o anseio da categoria pelo auxílio alimentação, direito ainda negado pelo empregador. "O trabalhador fica o dia todo na instituição e não tem direito à alimentação".

Os procuradores do Ministério Público do Trabalho pediram aos diretores do SAEP que façam um documento elencando as reivindicações da categoria, para que seja fiscalizado e mediado pelo órgão.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com