Roriz busca apoio político para concorrer ao governo do GDF

Brasília-DF, sexta-feira, 18 de julho de 2025


Brasília, quinta-feira, 23 de julho de 2009 - 15:51

ELEIÇÕES 2010

Roriz busca apoio político para concorrer ao governo do GDF


Fonte: Correio Braziliense

Em litígio com o PMDB-DF, ex-governador tenta se aproximar até mesmo de rivais como o PT e o PSB

A aflição de Joaquim Roriz (PMDB) em se viabilizar para as eleições de 2010 tem orientado os passos do ex-governador cada vez mais à esquerda.

Nos bastidores ou mesmo de portas escancaradas para fotos, o peemedebista não esconde que a sua rede de sustentação pode ser tecida por legendas que historicamente ele rechaçou, como o PT e o PSB.

O encontro de ontem é uma prova aparente dessa nova fase do peemedebista. Por duas horas e meia, ele recebeu em sua casa, no Park Way, o presidente do PSB no Distrito Federal, deputado federal Rodrigo Rollemberg.

Durante a reunião, Roriz reproduziu a Rollemberg os cenários que considera para a próxima eleição.

Num deles, o peemedebista aparece como aliado dos partidos de esquerda. Segundo as análises de Roriz, a composição no DF poderia ser um espelho da coligação nacional montada para apoiar a campanha da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.

Isso ajudaria o ex-governador nos argumentos que arregimenta para se manter no PMDB (1) e conseguir do partido a indicação para concorrer ao governo local.

A hipótese de sair candidato pelo nanico PSC tem sido tratada no grupo do político como um plano B e, só se confirmará, quando sentir que não tem mais nenhuma chance de disputar pelo PMDB.

Aliados de Roriz uniformizaram discurso de que a rixa dele com o PT é coisa do passado. "Se é que um dia ela foi tão marcante assim. Só para se ter uma ideia, o Roriz foi o fundador do PT em Luziânia", recorda um colaborador do pré-candidato ao Buriti em 2010.

A despeito de ter um dia feito parte da legenda, os principais embates públicos de Roriz foram com os grupos de esquerda, especialmente com Cristovam Buarque, que governou o Distrito Federal pelo PT entre 1995 e 1998.

Em busca de apoio
Seguindo a estratégia de se aproximar do grupo que pode lhe abrir portas, Roriz tem tentado dialogar até mesmo com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo um interlocutor do governador, ele teria procurado dois ministros para pedir apoio e oferecer em troca a possibilidade de um palanque para Dilma.

Além disso, Roriz também tem conversado com o pré-candidato do PT ao GDF Agnelo Queiroz, sobre a possibilidade de uma aliança.

Por enquanto, o que está acertado no fio do bigode é que se um dos dois fosse para o segundo turno contra o governador José Roberto Arruda, o outro entraria na composição para o tira-teima.

O grupo de Roriz faz questão de frisar essa possibilidade e Agnelo disse ao Correio recentemente que não descarta a hipótese.

Os encontros que Roriz tem mantido com políticos mais à esquerda, ao exemplo do de ontem, têm um objetivo prático de aferir o grau de reciprocidade na estratégia de se colar aos partidos de esquerda.

Rodrigo Rollemberg, por exemplo, se sentiu lisonjeado com a porção de elogios que o ex-governador despejou em seus ouvidos. O deputado devolveu o agrado deixando as portas abertas para conversas futuras.

"Bem, por enquanto, eu falei para o ex-governador que o partido está mais inclinado mesmo a fechar com Agnelo." Dentro da lógica de Roriz(2), até aí tudo bem. Ele só precisaria se incluir nessa coligação.

1 - Intervenção
Uma ação apresentada pelo grupo de Roriz ao comando da sigla pede a retirada do deputado federal Tadeu Filippelli da presidência do PMDB local a partir de uma intervenção no diretório regional.

2 - Viagem
O ex-governador vai passar quase duas semanas fora do país, nos Estados Unidos, onde visitará os netos. Pretende voltar entre 4 e 5 de agosto, justamente no período de desfecho do pedido de intervenção do PMDB.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com