Brasília, segunda-feira, 6 de abril de 2009 - 15:43
SAÚDE
Ministro defende exercícios físicos para evitar doenças
Fonte: Agência Brasil
Meia hora de exercícios físicos por dia podem reduzir os riscos de doenças crônicas

A prática de atividades físicas regulares é a melhor maneira de evitar doenças e aumentar a qualidade de vida. Meia hora de exercícios físicos por dia e uma alimentação saudável podem reduzir os riscos de doenças crônicas como o diabetes, a hipertensão e o câncer.
O alerta é do ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Ao apresentar enste domingo (5), o Plano Nacional de Atividade Física, no Rio de Janeiro, ele lembrou que é pequena a parcela da população (16,4%) que faz exercícios regularmente."O recado é realizar pelo menos 30 minutos. Ninguém vai virar atleta. Mas uma caminhada é importante. Vai na padaria, não vai de carro, pega a bicicleta. Para subir dois andares, para que pegar o elevador? Suba de escada. Fazer sexo também faz bem, gasta calorias... Dançar, correr brincar... A idéia é essa".
De acordo com o ministro, "existe uma relação muito íntima" entre estilo de vida e doenças crônicas, o principal problema de saúde do país.
Durante o evento, o secretário municipal de Saúde do Rio, o cardiologista Hans Dohmann, também reforçou a recomendação. Disse que meia hora de exercícios "tem mais efeitos que os remédios" na prevenção de enfartes e derrames.
Elaborado em parceria com o Ministério do Esporte, o Plano de Atividade Física, apresentado ontem, tem o objetivo de ampliar de 450 para 1000 o número de municípios que desenvolvem projetos na área, além de incentivar a construção e reestruturação de espaços públicos voltados às atividades, como ciclovias, praças e parques.
"Podemos promover caminhadas em unidades de conservação, parques e reservas, inclusive junto com as escolas, de forma que as crianças conheçam o meio ambiente e saíam da frente da televisão", sugeriu o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, que também esteve no evento.
O Ministério da Saúde já destina para os municípios credenciados cerca de R$ 25 milhões por ano para projetos de saúde envolvendo atividades físicas. De acordo com Temporão, com novas adesões, os investimentos devem ser de R$ 60 milhões por ano até 2011.
Últimas notícias
Estudantes do Guará terão cursinho pré-Enem pago com recursos da União
17/7 - 12:20 |
Lula veta projeto aprovado pelo Congresso que aumenta número de deputados na Câmara
17/7 - 12:9 |
Imprensa estadunidense repercute criticamente decisão de Trump de sobretaxar produtos brasileiros
16/7 - 20:15 |
Trabalhador ou “colaborador”: o que você é na empresa em que trabalha
15/7 - 16:31 |
Presidente do SAEP assume mandato na Diretoria Plena Efetiva da Contee
Notícias relacionadas
Temer quer idade mínima de 70 anos para aposentadoria
27/6 - 12:10 | DESGOVERNO NOTÓRIO
Governo e base parlamentar estão desmontando o Estado brasileiro
24/6 - 10:30 | EFEITOS DO GOLPE
Plano de governo ilegítimo e corrupto é ditadura econômica de 20 anos
22/6 - 11:37 | PROTEÇÃO SOCIAL
Publicadas leis que ampliam direito das mulheres
9/6 - 11:4 | CONTRA O GOLPE
Movimentos convocam mobilização nacional “Fora Temer”