Boas notícias: jornada, PEC 270 e demissão imotivada avançam

Brasília-DF, sexta-feira, 18 de julho de 2025


Brasília, sexta-feira, 3 de julho de 2009 - 16:25

RESUMO DA SEMANA

Boas notícias: jornada, PEC 270 e demissão imotivada avançam


Por: Marcos Verlaine*

A semana útil chega ao fim e os trabalhadores e o movimento sindical têm muito o que comemorar.

 

A comissão especial que debateu a redução da jornada de trabalho (PEC 231/95) de 44 para 40 horas semanais aprovou o relatório favorável do deputado Vicentinho (PT/SP).

Mais de mil dirigentes e ativistas sindicais acompanharam a discussão e votação da matéria na última terça-feira (30).

 

Servidor

Na quarta-feira (1ª) foi instalada a comissão especial que vai apreciar a PEC 270/08, da deputada Andreia Zito (PSDB/RJ), que garante ao servidor que aposentar-se por invalidez permanente o direito aos proventos integrais com paridade.

 

O relator escolhido é o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP), e o presidente dos trabalhos é o deputado Osvaldo Reis (PMDB/TO).

 

Convenção 158

A Mesa Diretora da Câmara indeferiu o requerimento do deputado Júlio Delgado (PSB/MG), que pedia o arquivamento da mensagem presidencial que aprova a Convenção 158 da OIT. Agora, a mensagem será examinada pela Comissão de Trabalho.

 

No Senado, a Comissão de Assuntos Econômicos aprovou na terça-feira (30), o projeto que prevê a instituição de piso salarial nacional de R$ 930 para os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias com formação profissional em nível médio. Trata-se do PLS 196/09.

 

Na Câmara, o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, por 9 a 4 e uma abstenção, rejeitou o parecer do relator, Nazareno Fonteles (PT/PI), que pedia a cassação do deputado Edmar Moreira (sem partido/MG) por denúncias de quebra de decoro.

 

Moreira foi acusado de uso indevido da verba indenizatória, recurso a que cada deputado tem direito, no valor mensal de R$ 15 mil.

 

Dr. Pinotti

Morreu na madrugada da última quarta-feira (1º) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, o deputado Dr. Pinotti (DEM/SP), vítima de complicações de um câncer de pulmão.

 

Ele tinha 74 anos, era médico e estava no exercício do terceiro mandato na Câmara. Em março deste ano, ele se licenciou do mandato para assumir a Secretaria Especial da Mulher na Prefeitura de São Paulo.

 

Afastamento e renuncia

Réu de ação criminal no Supremo Tribunal Federal (STF) por supostamente tentar subornar e intimidar pessoalmente testemunhas que o acusam de compra de votos nas eleições de 2006, o governador de Rondônia, Ivo Cassol (PP), teve decretado seu afastamento cautelar do cargo por 90 dias, em decisão da Justiça Federal. Ele se filiou ao PP nesta semana.

 

O ministro de Assuntos Estratégicos da Presidência, Roberto Mangabeira Unger renunciou, na terça-feira (30), ao cargo de ministro de Estado. Em carta, Mangabeira afirma que tem que retomar sua vida acadêmica e voltar ao convívio de sua família. O ex-ministro é professor da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

 

Produção industrial e recontratações

A produção industrial brasileira avançou 1,3% na passagem de abril para maio, segundo a Pesquisa Industrial da Produção Física, formulada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). De acordo com os números divulgados na última quinta-feira (2), este foi o quinto resultado positivo consecutivo, o que levou a uma expansão de 7,8% nos cinco primeiros meses de 2009.

 

Empresas que demitiram no auge da crise já começaram a recontratar funcionários, especialmente no setor automotivo. A MWM International Motores cortou um dia por semana com 15% de desconto para os 800 funcionários da unidade de Canoas de fevereiro a abril, informou o diretor de recursos humanos, Paulo Borba.

 

O acordo, que incluiu os 2 mil trabalhadores da fábrica de São Paulo, fez parte de um programa para reduzir despesas e evitou demissões na empresa.

 

Real

No dia 1º de julho, o Plano Real completou 15 anos. Desde então, o País passou por um processo de maxidesvalorização da moeda em 1999 e agora enfrenta a maior crise financeira do mundo desde a Grande Depressão dos anos 1930. No período, os juros foram o melhor investimento. O CDI, que tem variação muito próxima à taxa básica de juros (Selic), subiu mais de 2.000% desde julho de 1994.

 

50 anos da CSPB

Em sessão dirigida, na terça-feira (30), pelo presidente do Congresso e do Senado, José Sarney (PMDB/AP), com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, do Advogado-Geral da União, ministro José Dias Toffoli, do Diretor de Documentação do DIAP, Antonio Augusto de Queiroz, e de diversas autoridades do Executivo e de senadores, o Senado realizou sessão especial em comemoração aos 50 anos da CSPB.

 

(*) Jornalista, analista político e assessor parlamentar do Diap








Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com