Presidente Dilma tem aprovação superior à de Lula em início de mandato

Brasília-DF, terça-feira, 15 de julho de 2025


Brasília, sexta-feira, 4 de março de 2011 - 15:24

AVALIAÇÃO

Presidente Dilma tem aprovação superior à de Lula em início de mandato


Fonte: Tribuna do Brasil

Para 50% dos brasileiros, o governo Dilma é “bom” ou “ótimo”. Neste mês de março, devem começar a surgir pesquisas de opinião dos grandes institutos

Após 45 dias no Planalto, a presidente Dilma Rousseff tem aprovação superior às obtidas por seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, no começo de seus dois mandatos presidenciais.

É o que revela a primeira pesquisa sobre a popularidade de Dilma, feita pelo Instituto Análise, do sociólogo Carlos Alberto de Almeida.

O levantamento ouviu mil pessoas e versa também sobre o efeito das pesquisas de opinião sobre a vontade do eleitorado.

Para 50% dos brasileiros, o governo Dilma é "bom" ou "ótimo". Neste mês de março, devem começar a surgir pesquisas de opinião dos grandes institutos.

O Instituto Análise aponta, para Dilma, um índice melhor do que o Datafolha registrou sobre o governo Lula em fevereiro de 2003 e 2007, quando o ex-presidente iniciava, respectivamente, o primeiro e o segundo mandatos.

Em 2003, Lula detinha 43% de aprovação pessoal.

Quatro anos depois, após uma eleição difícil por conta do remanescente escândalo do mensalão, paradoxalmente Lula teve aprovação maior – de 48%.

"A comparação é útil para se ter uma base para avaliar o patamar de aprovação da presidenta neste momento, após os primeiros movimentos de seu governo. Essa comparação deixa ver situação mais confortável de Dilma", analisa Eduardo Guimarães.

A série histórica do Datafolha revela que a guerra midiática contra Lula começou já em fevereiro de 2004, com o escândalo Waldomiro Diniz, o que fez com que a aprovação do ex-presidente caísse dos 43% do início de seu governo para 38%.

Os índices iguais ou inferiores a 50% persistiram por todo o primeiro mandato.

A partir de 2007, apesar de a artilharia midiática contra Lula ter aumentado, os resultados na economia certamente respondem por boa parte de sua popularidade.

O Brasil, em 2002, era a 14ª economia do mundo; hoje, os jornais informam que já é a 7ª. Contudo, tais resultados não explicam totalmente a disparada da aprovação pessoal de Lula.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com