Brasília, segunda-feira, 19 de setembro de 2011 - 13:22
ECONOMIA
44% dos empregadores pretendem aumentar contratações
Fonte: Blog do Trabalho
Também de acordo com a pesquisa, 49% dos empresários não preveem mudanças em seus quadros e apenas 6% antecipam uma diminuição
Se depender da disposição dos empresários brasileiros, o mercado de trabalho continuará com saldos positivos nos últimos três meses do ano.
Eles, mesmo com a crise nos países desenvolvidos, continuam otimistas e pretendem ampliar seus quadros de trabalhadores.
Foi essa a constatação da Pesquisa de Expectativa de Emprego, da empresa de consultoria de recursos humanos Manpower, que ouviu 850 empregadores no Brasil.
De acordo com a pesquisa, 44% dos empregadores têm a expectativa de aumentar suas contratações, 49% não preveem mudanças em seus quadros e apenas 6% antecipam uma diminuição.
A expectativa líquida de emprego – previsão de contratações menos desligamentos – do país ficou em 38%, a melhor entre as 41 economias aferidas e, ainda, maior do que a registrada no ano passado.
Em todas as cinco regiões brasileiras as perspectivas de contratações são otimistas, com destaques para os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, que indicaram os melhores índices.
Os oito setores de atividade também preveem aumento de pessoal durante o quarto trimestre do ano, principalmente em Administração Pública/Educação, com projeção líquida de contratação de 54%, seguida do setor Finanças/Seguros & Imobiliário, em que a expectativa é de 49%.
Nos setores Transportes e Serviços Públicos, os índices são de 45% e 43%, respectivamente. A Construção, por sua vez, registra a expectativa de 41% de contratações, enquanto o setor Comércio Atacadista e Varejista relata uma expectativa de 35%.
O resultado é a diferença entre a porcentagem dos que preveem mais contratações daqueles que não acreditam nisso. Esse valor (quanto mais positivo, mais confiança demonstrada na geração de emprego) é chamado de Expectativa Líquida de Emprego.
A Pesquisa de Expectativa de Emprego Manpower é realizada trimestralmente com empregadores para medir a tendência de aumento ou diminuição de empregados no seu local de trabalho durante o trimestre subsequente ao do levantamento.
Realizada há quase 50 anos, é considerada uma das pesquisas sobre emprego mais confiáveis no mundo.
Veja relatório em arquivo PDF
Últimas notícias
Mamata: empresários deixam de pagar R$ 414 bi em impostos federais
1/7 - 15:32 |
SAEP convoca categoria para analisar contraproposta patronal, em assembleia geral
25/6 - 15:37 |
SAEP segue em negociação com Sindepes para fechar Convenção Coletiva
18/6 - 18:24 |
Interação humana ensinada por educadores não será substituída pela IA, diz Bill Gates
18/6 - 15:26 |
Feriado de Corpus Christi: atividades retornam na segunda-feira (23)
Notícias relacionadas
PL prevê volta da assistência sindical na homologação de demissões
15/5 - 13:54 |
Comissão de Trabalho debate ambiente laboral saudável
7/5 - 16:1 |
A ilusão da “pejotização” impulsionada ao custo da CLT “memerizada”
7/5 - 9:47 |
Atualização que inclui risco psicossocial à NR-1 começa dia 26, em fase de adaptação
26/4 - 18:10 |
Papa Francisco: pontífice progressista que apoiava o movimento sindical