Brasília, quarta-feira, 2 de junho de 2010 - 15:18
MOVIMENTOS SOCIAIS
CMS: SAEP participa da assembleia em SP
Fonte: Com agências
Encontro nacional reuniu mais de três mil pessoas e aprovou o Projeto Brasil 2010
Representantes de pelo menos 20 estados, mais o Distrito Federal, se reuniram nesta segunda-feira (31), na quadra dos Sindicatos dos Bancários de São Paulo, em Assembléia Nacional dos Movimentos Sociais, organizada pela Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS).
Os participantes discutiram e aprovaram o Projeto Brasil 2010, que reúne bandeiras de luta dos movimentos sociais a ser debatido com a sociedade. A proposta unitária será enviada aos candidatos à presidência da república e deverá ser formado comitês populares da CMS.
"Os trabalhadores precisam manter-se organizados e com forte atuação para ampliar as conquistas dos movimentos sociais, ainda mais em 2010, ano eleitoral, que permite maior discussão política com os trabalhadores", disse a presidente do SAEP, Maria de Jesus da Silva.
Em 11 de junho, próxima reunião da operativa da CMS, será discutido um conjunto de ações que tem por objetivo pautar ações unificadas dos movimentos sociais durante o período eleitoral.
Além da presidente do SAEP, participaram da assembléia representando o Sindicato os diretores Idenes Cruz, Edimar Lopes, Ozair Nunes Rosa e José Marcelo Ribeiro.
Pautas e bandeiras
As diversas entidades que compõem a CMS se manifestaram no plenário lotado da quadra dos bancários.
As falas foram no sentido de defender as reformas estruturais para o Brasil, há anos debatidas pela CMS - Reformas Urbana, Agrária, Educacional, Política, Tributária e a Democratização dos Meios de Comunicação.
Outro ponto unificado e citado por praticamente todas as entidades foi o combate à criminalização dos movimentos sociais.
A solidariedade internacional também foi um tema recorrente, especialmente a valorização da integração solidária da América Latina, apoio a Cuba e à Palestina.
O combate à homofobia, ao machismo e ao racismo se fizeram presentes na maioria das falas, reforçando o caráter emancipacionista da plataforma aprovada.
Últimas notícias
Julgamento no STF adia, na Câmara, votação de isenção do IR para até R$ 5 mil
11/9 - 13:53 |
Conquistas e derrotas sociais: leitura mirando 2026
11/9 - 13:31 |
Condenação ou anistia para os golpistas de 2023
8/9 - 15:46 |
ENSINO SUPERIOR: Conquistas que valem a pena e valorizam a luta
8/9 - 12:20 |
A “morte por desespero” no Brasil: face oculta do neoliberalismo
Notícias relacionadas
ENSINO SUPERIOR: Conquistas que valem a pena e valorizam a luta
28/8 - 17:45 |
SAEP abre prazo para oposição à contribuição assistencial
1/8 - 11:25 |
SAEP convoca para 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
31/7 - 15:4 |
Assinada Convenção Coletiva do Ensino Superior 2025/2027
16/7 - 20:15 |
Trabalhador ou “colaborador”: o que você é na empresa em que trabalha