História da população negra será contada em agenda interativa

Brasília-DF, segunda-feira, 14 de julho de 2025


Brasília, sexta-feira, 11 de novembro de 2011 - 13:53

CULTURA AFROBRASILEIRA

História da população negra será contada em agenda interativa


Fonte: Portal Vermelho

Página a página, a publicação traz registros fundamentais sobre a influência das civilizações africanas na formação cultural, social e política no Brasil e no mundo

A reunião dos principais acontecimentos da história dos povos africanos e das populações negras no Brasil e na diáspora. Essa é a síntese da Agenda Afrobrasileira 2012, que será lançada na segunda quinzena de novembro, quando se comemora o Dia da Consciência Negra – 20 de Novembro.

O objetivo do projeto - resultado do trabalho de professores e pesquisadores - é sistematizar a pesquisa, a organização e a divulgação de datas e fatos importantes do calendário africano e afrobrasileiro.

A Agenda vai além da funcionalidade e contribui efetivamente para a aplicação da Lei que institui a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura das populações afrobrasileiras e das sociedades africanas nas escolas brasileiras. O conteúdo atende à necessidade do ensino de crianças e jovens e oferece ferramentas para a formação de educadores.

"Acredito que lembrar personagens, acontecimentos e datas que fazem parte da história do Brasil, da África e da diáspora é também uma das maneiras de combater o racismo", declara Acácio Almeida, professor do Departamento de Antropologia da PUC/SP e idealizador do projeto, citando os nomes conhecidos que serão apresentados na Agenda como Zumbi, Luiza Mahin e Abdias do Nascimento.

Página a página, a publicação traz registros fundamentais sobre a influência das civilizações africanas na formação cultural, social e política no Brasil e no mundo.

Além da Agenda impressa, o site www.agendaafrobrasileira.com.br e as redes sociais (Facebook e Twitter) funcionam como uma fonte de pesquisa com atualização permanente. No site, o leitor encontrará ainda sugestões de atividades e jogos que poderão ser desenvolvidas com os estudantes em sala de aula.

Segundo Almeida, a interatividade é o grande diferencial da Agenda, pois é uma ferramenta importante para que o leitor consiga se aprofundar no assunto.

"Diante da carência de material subsidiário à matéria, essa publicação será uma contribuição significativa e que poderá facilitar o trabalho de pesquisa dos educadores", afirma.

A Agenda é ilustrada com imagens de obras de artistas africanos contemporâneos que compõem a exposição itinerante Transit_BR, mostra que em breve irá percorrer o Brasil.

As imagens também serão reproduzidas em um calendário, que será publicado com a Agenda. "Nossa intenção é despertar o olhar do leitor para uma África moderna, viva e atual", afirma Almeida.

A primeira edição da Agenda Afrobrasileira foi lançada em 1994. A publicação se tornou referência para pesquisadores e interessados no tema.

Após cinco edições o projeto foi interrompido e agora está sendo retomado com incentivo e apoio do Instituto Casa das Áfricas, da Galeria Soso e da fundação angolana Sindika Dokolo.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com