Desemprego cai e renda aumenta, constata IBGE

Brasília-DF, sexta-feira, 18 de julho de 2025


Brasília, sexta-feira, 21 de agosto de 2009 - 16:2

ECONOMIA

Desemprego cai e renda aumenta, constata IBGE


Fonte: Jornal do Brasil

O desemprego no Brasil diminuiu, e a renda do trabalhador aumentou em julho. O primeiro, nas regiões metropolitanas pesquisadas, caiu para 8,0% em julho, ante 8,1% em junho. Sobre a renda, o trabalhador recebeu em média 0,5% a mais do que em junho

O desemprego no Brasil diminuiu e a renda do trabalhador aumentou em julho, informou ontem o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O dado contrariou as previsões do mercado, que apostava em piora do indicador. E ficou mais próximo das positivas estimativas do Ministério do Trabalho.

O desemprego nas regiões metropolitanas pesquisadas pelo IBGE caiu para 8,0% em julho, ante 8,1% em junho. Foi o menor patamar desde dezembro. Economistas previam uma taxa de 8,3%.

Na véspera, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, disse que a taxa de julho ficaria entre 7,9% e 8% e que o desemprego encerrará 2009 em torno de 7,7%.

"O número representa uma melhora significativa no mercado de trabalho. A gente continua o processo de alta no mercado trabalhista", disse Cimar Azeredo, gerente da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do IBGE.

A população ocupada totalizou 21,3 milhões de pessoas, alta de 0,9% sobre junho e de 1,1% contra julho de 2008.

Cautela
O total de desocupados ficou estável em ambas as comparações, segundo o IBGE. O número de trabalhadores com carteira assinada cresceu 1,5% mês a mês e 4,2% na comparação anual, para 9,6 milhões.

O mercado de juros futuros operou em alta após a divulgação dos dados, que podem significar uma recuperação da economia e, consequentemente, alta da Selic à frente, mas os economistas ainda são cautelosos.

“No geral, o mercado de trabalho mostrou-se firme em julho, mas não muda nossa visão de que ele vai se deteriorar. A redução dos benefícios fiscais a partir do quarto trimestre – sobretudo no setor automotivo deve contribuir para mais demissões”, afirmou o BNP Paribas em relatório.

O aumento do emprego com carteira assinada fez com que a renda do trabalhador registrasse a primeira alta após cinco quedas consecutivas. Em julho, o trabalhador recebeu, em média, R$ 1.323,30, 0,5% a mais do que em junho.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com