Brasília, quinta-feira, 28 de agosto de 2014 - 14:41
HISTÓRIA DO BRASIL
Escolas podem abordar violação de direitos humanos na ditadura
Fonte: Portal Vermelho
Segundo projeto, medida valerá para escolas públicas e privadas dos ensinos fundamental, médio e da educação básica de jovens e adultos
A Câmara dos Deputados analisa o projeto de lei que inclui no currículo das escolas brasileiras o tema "a ditadura militar no Brasil e a violação dos direitos humanos". A proposta, do deputado Renato Simões (PT-SP), altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
"Comparativamente com outros países latino-americanos, o Brasil chega tarde nessas iniciativas", afirma o professor de História José Otávio Nogueira."Comparativamente com outros países latino-americanos, o Brasil chega tarde nessas iniciativas", afirma o professor de História José Otávio Nogueira.
Para o deputado, as escolas devem tratar de questões como a tortura, as prisões arbitrárias, as mortes, os desaparecimentos e a censura, entre outras violações de direitos humanos ocorridas durante os chamados "anos de chumbo". Além disso, as escolas deverão abordar o legado autoritário da ditadura para o Brasil.
Na visão de Renato Simões, a história da ditadura ainda hoje é contada nas escolas sob o viés da história oficial construída durante o regime militar (1964-1985).
"A sociedade brasileira está fazendo um acerto de contas com o seu passado, através das comissões da verdade, que vêm recontando a história verdadeira daquele período da ditadura militar. Isso precisa ser assegurado às novas gerações pelo processo educacional", afirma o deputado.
"O projeto permitirá que a juventude de hoje e as pessoas que virão depois nos bancos escolares já se incorporem a essa revisão na história do Brasil", diz Simões.
"Comparativamente com outros países latino-americanos, o Brasil chega tarde nessas iniciativas", afirma o professor de História José Otávio Nogueira."Comparativamente com outros países latino-americanos, o Brasil chega tarde nessas iniciativas", afirma o professor de História José Otávio Nogueira.
Para o deputado, as escolas devem tratar de questões como a tortura, as prisões arbitrárias, as mortes, os desaparecimentos e a censura, entre outras violações de direitos humanos ocorridas durante os chamados "anos de chumbo". Além disso, as escolas deverão abordar o legado autoritário da ditadura para o Brasil.
Na visão de Renato Simões, a história da ditadura ainda hoje é contada nas escolas sob o viés da história oficial construída durante o regime militar (1964-1985).
"A sociedade brasileira está fazendo um acerto de contas com o seu passado, através das comissões da verdade, que vêm recontando a história verdadeira daquele período da ditadura militar. Isso precisa ser assegurado às novas gerações pelo processo educacional", afirma o deputado.
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