Brasília, segunda-feira, 1 de junho de 2009 - 18:24
AGORA É OFICIAL
Brasília está entre as 12 capitais da Copa do Mundo de 2014
Fonte: Agência Brasília
O anúncio da Federação Internacional de Futebol (Fifa), transmitido ao vivo, às 15h30 deste domingo (31), foi acompanhado por cerca de 2.500 pessoas na Praça do Relógio, em Taguatinga
Um grande telão instalado no local permitiu que a comunidade comemorasse o resultado da seleção de 12 entre 17 cidades candidatas.
O governador José Roberto Arruda, que também aguardava a decisão junto à população, vibrou com a escolha da capital e mostrou que Brasília está preparada para ser palco da abertura da Copa do Mundo de 2014.
"Brasília tem vantagens comparativas no trânsito, transporte, segurança, e no próprio estádio que fica no centro da capital. Qual é a outra cidade do mundo que o torcedor vai sair do hotel e ir a pé para o estádio? Qual o estádio do mundo pode ter 35 mil vagas de estacionamento?”questionau.
“O Centro de Convenções Ulysses Guimarães fica apenas a 300 metros do Mané Garrincha. É uma cidade planejada e tem brasileiros de todo país”, avaliou Arruda.
O policial militar José Pereira se emocionou com a decisão da Fifa. “Me sinto maravilhado. É um sonho pensar em ver um jogo da Copa do Mundo em Brasília. Já estou pensando nos ingressos”, brincou o PM.
Com a escolha da capital como uma das cidades-sede dos jogos, os próximos passos serão atender às exigências da Fifa e adequar o estádio Mané Garrincha, que hoje tem capacidade para 40 mil pessoas, para 70 mil lugares, e construir o VLT.
O Veículo Leve sobre Trilhos ligará o Aeroporto Internacional de Brasília até o centro da cidade.
Para Arruda, o evento representa uma oportunidade para o crescimento urbano. “Esse evento vai ser muito importante para aproveitarmos essa oportunidade e melhorar os equipamentos públicos das nossas grandes cidades e elevar a auto estima dos brasileiros”.
O governador reforçou o pedido de investimentos ao governo federal. “Espero que o governo federal faça agora o PAC da mobilidade urbana, o PAC da Copa do Mundo e ajude as outras cidades escolhidas a fazerem os seus investimentos.
Brasília já demonstrou que tem capacidade de organizar grandes eventos e fazer grandes obras”, considerou Arruda.
O gerente-adjunto do Projeto da Copa de 2014, Sérgio Graça, adiantou quais serão as primeiras ações do GDF.
“Temos o projeto do estádio que atende, com folga, a todas as exigências da Fifa. Além disso, o governador determinou à Novacap que faça um projeto de um túnel que ligue o estádio ao Centro de Convenções”.
E segue: “Esses são apenas alguns dos aspectos que nos credenciam. Estaremos preparados para sermos escolhidos para receber a abertura ou o encerramento”, garantiu o gerente.
O anúncio da escolha das 12 cidades-sede foi feito pelo presidente da FIFA, Joseph Blatter, em Nassau, nas Ilhas Bahamas, onde aconteceu a reunião do comitê-executivo da entidade.
Além de Brasília, foram escolhidas Belo Horizonte, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
As excluídas foram Florianópolis, Belém, Goiânia, Campo Grande e Rio Branco.
Todas as cidades indicadas ainda não têm estádio adequado para receber uma partida de Copa do Mundo e serão convocadas pela Fifa para uma reunião.
Últimas notícias
Estudantes do Guará terão cursinho pré-Enem pago com recursos da União
17/7 - 12:20 |
Lula veta projeto aprovado pelo Congresso que aumenta número de deputados na Câmara
17/7 - 12:9 |
Imprensa estadunidense repercute criticamente decisão de Trump de sobretaxar produtos brasileiros
16/7 - 20:15 |
Trabalhador ou “colaborador”: o que você é na empresa em que trabalha
15/7 - 16:31 |
Presidente do SAEP assume mandato na Diretoria Plena Efetiva da Contee
Notícias relacionadas
O que deve ser observado no funcionamento das instituições na copa do mundo
17/8 - 11:3 | APROVADA NA CÂMARA
Lei antiterrorista pode criminalizar manifestantes
18/11 - 15:23 | TRABALHO DECENTE
No Brasil, situação análoga à escravidão atinge 155,3 mil pessoas
20/10 - 15:57 | CCT 2014/2015
Ensino Superior: SAEP e patrões assinam CCT
9/10 - 15:50 | CIDADES
Brasil se destaca na prevenção de acidentes, diz relatório da ONU