Brasília, domingo, 28 de dezembro de 2008 - 11:57
FUTURO
2009: o que se apresenta para os auxiliares
Ao completar dois anos de gestão, o Sindicato conquista sua legitimidade. 2009 será o ano de consolidação da entidade e de nova e importantes vitórias da categoria pela ampliação de direitos, com salário justo e trabalho decente

Ao completar dois anos de gestão, o Sindicato conquista sua legitimidade. 2009 será o ano de consolidação da entidade. Os problemas iniciais que atrapalhavam a estruturação do SAEP estão superados.
Agora vamos dar início à nova fase da entidade, com o objetivo de consolidá-la na categoria. Para a data-base, 1º de maio, vamos empreender um movimento com objetivo de avançar sobre as reivindicações prioritárias da categoria – reposição da inflação, com ganho real; tíquete alimentação; ampliação da bolsa de estudos; fim do banco de horas; e ampliação da licença-maternidade para seis meses; além da redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais; e a regulamentação da terceirização.
Estas são reivindicações que só conquistaremos com uma construção/ação que começa no início do ano letivo. Essa batalha não pode prescindir de você colega auxiliar. Não pense que o êxito dessas lutas será alcançado sem a participação da maioria dos auxiliares.
Campanha salarial 2009
Para embasar a campanha salarial do próximo ano, a diretoria do SAEP encomendará estudo ao Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômico), com objetivo de examinar as perdas salariais da categoria.
Promoveremos, ainda, um encontro com delegados representantes das instituições de ensino e com os membros das Cipas para debater a realidade dos locais de trabalho e construirmos, coletivamente, propostas para a convenção coletiva de trabalho.
Balanço 2008
Neste ano a diretoria do Sindicato fez muitas visitas às escolas – mais de 400, conforme levantamento. Realizamos inúmeras reuniões agendadas com funcionários das instituições de ensino para debater problemas levantados pelos auxiliares de administração escolar, esclarecer dúvidas e entregar a convenção coletiva de trabalho.
"As escolas passaram a cumprir mais a legislação trabalhista e também respeitar o cumprimento da convenção coletiva de trabalho depois que a diretoria do SAEP pas sou a visitá-las", comentou o diretor financeiro do Sindicato, Idenes de Jesus. "Isto demonstra a legitimação do Sindicato na base da categoria", arrematou.
Em 2008, o SAEP conquistou piso diferenciado para as funções que exigem nível médio nas instituições de nível superior.
Neste ano que ora finda, o SAEP se estruturou melhor, com a organização do departamento jurídico e da secretaria do Sindicato.
Houve ainda uma considerável melhora no atendimento, revela-nos os associados e membros da base que diariamente nos procuram. Com certeza, pelo que foi feito este ano, o Sindicato ingressará melhor em 2009.
Últimas notícias
Estudantes do Guará terão cursinho pré-Enem pago com recursos da União
17/7 - 12:20 |
Lula veta projeto aprovado pelo Congresso que aumenta número de deputados na Câmara
17/7 - 12:9 |
Imprensa estadunidense repercute criticamente decisão de Trump de sobretaxar produtos brasileiros
16/7 - 20:15 |
Trabalhador ou “colaborador”: o que você é na empresa em que trabalha
15/7 - 16:31 |
Presidente do SAEP assume mandato na Diretoria Plena Efetiva da Contee
Notícias relacionadas
Presidente do SAEP assume mandato na Diretoria Plena Efetiva da Contee
6/6 - 15:22 |
SAEP convoca filiados para Assembleia de eleição dos delegados que irão para o 11º Conatee
7/5 - 16:1 |
A ilusão da “pejotização” impulsionada ao custo da CLT “memerizada”
17/4 - 18:35 |
Orçamento federal 2026 prevê salário mínimo de R$ 1.630
24/2 - 17:47 |
Dia da conquista do voto feminino: 93 anos de luta e os desafios para a igualdade de gênero na política brasileira