Projeto permite a emissão da Carteira de Trabalho pelos sindicatos

Brasília-DF, segunda-feira, 14 de julho de 2025


Brasília, terça-feira, 14 de junho de 2011 - 16:43      |      Atualizado em: 15 de junho de 2011

TRABALHO

Projeto permite a emissão da Carteira de Trabalho pelos sindicatos


Fonte: Diap

Relator da matéria, deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE), apresentou parecer pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa ao projeto. Isto é, ele é favorável à matéria

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania pode analisar em o PL7 367/02, da Comissão de Legislação Participativa (SUG 35/02).

O projeto altera o parágrafo único do artigo 14 da CLT, a fim de permitir que as entidades representativas de trabalhadores, na ausência dos órgãos competentes possam emitir a Carteira de Trabalho e Previdência Social.

O relator da matéria, deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE), apresentou parecer pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa ao projeto. Isto é, ele é favorável à matéria.

Carreiras no Poder Executivo
Outra proposta em pauta é o PL 5.894/09 do Poder Executivo, a matéria transforma cargos vagos da Carreira da Previdência, da Saúde e do Trabalho, estruturada pela Lei 11.355, de 19 de outubro de 2006, em cargos de Analista Ambiental, da Carreira de Especialista em Meio Ambiente, de que trata a Lei 10.410, de 11 de janeiro de 2002.

O projeto estende ainda a indenização, de que trata o art. 16 da Lei 8.216, de 13 de agosto de 1991, aos titulares de cargos de Analista Ambiental e de Técnico Ambiental da Carreira de Especialista em Meio Ambiente e aos titulares dos cargos integrantes do Plano Especial de Cargos do Ministério do Meio Ambiente e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) - Pecma, de que trata a Lei 11.357, de 19 de outubro de 2006, integrantes dos Quadros de Pessoal do Ibama e do Instituo Chico Mendes.

A proposta também altera a Lei 10.410, de 2002, que cria e disciplina a carreira de Especialista em Meio Ambiente, e a Lei 6.938, de 31 de agosto de 1981, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação.

A relatora, deputada Rebecca Garcia (PP-AM) ofereceu parecer pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa.

Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público

Empregados domésticos
O deputado Ronaldo Nogueira (PTB-RS) apresentou na Comissão de Trabalho dois requerimentos requerendo a inclusão da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF) no rol dos debatedores da Audiência Pública para discutir a desoneração da folha de pagamento das empresas. O debate ainda não tem data agendada na Comissão.

A comissão pode votar o PL 5.911/09, do Poder Executivo, que dispõe sobre a criação e a transformação de cargos de agências reguladoras, referidos na Lei 10.871, de 20 de maio de 2004.

O relator, deputado Mauro Nazif (PSB-RO) ofereceu parecer pela aprovação do projeto.

Empregador doméstico
Outra proposta em pauta é o PL 6.465/09 do Senado Federal, (no Senado, PLS 175/2006), que acrescenta parágrafo ao artigo 18, da Lei 8.036, de 11 de maio de 1990, para dispensar o empregador doméstico do pagamento da indenização ali prevista.

A relatora é a deputada Fátima Pelaes (PMDB-AP), cujo parecer é favorável ao projeto.

Ainda sobre os empregados domésticos e também de autoria do Senado Federal, o colegiado pode votar o PL 7.156/10 (no Senado, PLS 159/09), que altera a Lei 5.859, de 11 de dezembro de 1972, para dispor sobre multa por infração à legislação do trabalho doméstico, e dá outras providências.

O relator é o deputado Vicentinho (PT-SP), que ofereceu parecer pela aprovação do projeto.
Diarista

O PL 7.279/10, também do Senado Federal (no Senado, PLS 160/09), dispõe sobre a definição de diarista.

De acordo com a proposta, diarista será o trabalhador que prestará serviço para o contratante no máximo duas vezes por semana, porém um substitutivo da relatora, determina que "diarista é o empregado doméstico que presta continuamente serviços sem vínculo empregatício e sem fins econômicos, a pessoa ou família, no âmbito doméstico destas, recebendo o pagamento ao fim da jornada diária".

O projeto obriga que a diaristas apresente o comprovante de pagamento da contribuição de autônomo ao INSS. A relatora é a deputada Sandra Rosado (PSB-RN) e seu parecer é pela aprovação na forma do substitutivo.

Monitoramento de trabalhadores
De autoria do deputado Assis Melo (PCdoB-RS), a comissão aprecia o PL 400/11, que regulamenta o monitoramento de trabalhadores por meio de equipamentos de filmagem. O relator, deputado Vicentinho (PT-SP) ofereceu parecer pela aprovação da matéria.
A comissão se reúne, nesta quarta-feira (15), às 10h no plenário 12.

Aposentadoria especial
A Comissão de Trabalho debate em audiência pública o PLP 330/06, que concede aposentadoria especial para servidor público que exerça atividade de risco, como policiais, guardas, agentes carcerários e penitenciários.

Além desta proposta, existe também projeto de iniciativa do Executivo, o PLP 554/10.

Para o debate foram convidados, o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil, Pedro Tolentino Filho; o presidente da Federação das Entidades Representativas dos Oficiais de Justiça Estaduais do Brasil, Paulo Sérgio da Costa; representante da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Roberto Poloni Barreto e o presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores, José Ramos. A reunião vai ser no plenário 12, às 10h. Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio

Cooperativas de profissionais da Saúde
O PL 318/11, do deputado Bernardo Santana de Vasconcellos (PR-MG), que regulamenta o exercício da atividade das Cooperativas de Profissionais da Saúde, retorna a pauta nesta semana.

Na última semana em que entrou em pauta, o presidente da comissão, deputado João Maia (PR-RN) concedeu vistas ao deputado Dr. Ubiali (PSB-SP). O relator, deputado Giacobo (PR-PR) apresentou parecer pela aprovação da matéria.

Comissões especiais

Funasa
Às 14h desta terça-feira (14), a Comissão Especial da Criação de Empregos Públicos na Funasa realiza eleição do presidente e dos vice-presidentes do colegiado.
Ainda não foi definido o plenário da reunião.

Reforma política
A Comissão Especial da Reforma Política realiza, nesta terça-feira (14), audiência pública para debater sobre o número de candidatos; candidatura avulsa; e abuso do poder político e econômico. A reunião acontece no plenário 11, às 14h30.

Reforma tributária
A Subcomissão Permanente de Assuntos Federativos, originária da Comissão de Finanças e Tributação debate, nesta quarta-feira (15), o Fundo de Participação dos Estados (FPE), o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e o Fundo de Desenvolvimento Regional, no âmbito da proposta da reforma tributária.

Para o debate foi convidado o deputado Sandro Mabel (PR-GO). A reunião vai acontecer na sala (136-C) da presidência da comissão, às 17h.

Reestruturação do SUS
A Comissão de Seguridade Social e Família no âmbito da subcomissão especial destinada a tratar do financiamento, reestruturação da organização e funcionamento do SUS, realiza mesa redonda sobre os profissionais de recursos humanos.

Foram convidados representantes do Conselho Federal de Odontologia; do Conselho Federal de Enfermagem; e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social.
A reunião vai ser no plenário 15, às 14h.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com