Brasília, segunda-feira, 4 de outubro de 2010 - 2:10
ELEIÇÕES 2010
Quem não votou nestas eleições tem até 60 dias para justificar
Fonte: Tribuna do Brasil
Eleitor que não estava em domicílio eleitoral neste domingo (3), pode justificar a ausência nos 34 postos autorizados do Distrito Federal e pode solicitar o formulário de justificativa em qualquer cartório
Quem não optou por fazer o voto em trânsito e não realizou a justificativa, tem 60 dias, a partir desta segunda-feira (4), para recorrer no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da sua cidade.
Para isso, será necessário apresentar requerimento em qualquer cartório eleitoral ou na zona onde está inscrito.
Até o começo da tarde de domingo, estimou-se que 1,5 mil eleitores passaram pelo ponto de justificativa localizado no Aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília.
Para fazer a justificativa foi necessário apresentar o número do título de eleitor e um documento oficial com foto e assinatura.
"Não precisa ter o título em mãos, mas o número é necessário", afirmou o presidente da Zona Preferencial do Aeroporto, Ramom Carneiro de Moura Júnior.
Segundo a assessoria de imprensa do Tribunal Regional Eleitora do Distrito Federal (TRE-DF), o número geral de votos justificados somente será divulgado após o prazo de 60 dias, estipulado para requerer a justificativa de ausência.
O documento ou formulário de justificativa pode ser obtido em qualquer cartório eleitoral, ou pela internet, através do site www.tse.gov.br, na seção de serviços ao eleitor.
No segundo turno, deverá ser feita nova justificativa, se for o caso, pois os registros são considerados individualmente.
Segundo a lei nº 4.737/65, a pena para o eleitor que não votou e que também não justificou sua ausência é de multa de 5% a 20% do salário-mínimo da zona de residência, imposta pelo juiz eleitoral.
Além disso, o eleitor em situação irregular fica impedido de tirar passaporte, inscrever-se em concurso público ou prova para cargo ou função pública e tomar posse, renovar matrícula em instituições de ensino, obter certidão de quitação eleitoral, obter empréstimos, assim como outros benefícios.
Últimas notícias
Julgamento no STF adia, na Câmara, votação de isenção do IR para até R$ 5 mil
11/9 - 13:53 |
Conquistas e derrotas sociais: leitura mirando 2026
11/9 - 13:31 |
Condenação ou anistia para os golpistas de 2023
8/9 - 15:46 |
ENSINO SUPERIOR: Conquistas que valem a pena e valorizam a luta
8/9 - 12:20 |
A “morte por desespero” no Brasil: face oculta do neoliberalismo
Notícias relacionadas
TSE: Começa cadastramento de eleitores para votar em trânsito
10/7 - 17:49 | ELEIÇÕES 2014
Cadastramento para voto em trânsito começa no dia 15 de julho
5/9 - 16:48 | CONTRA CORRUPÇÃO
Supremo analisará até outubro constitucionalidade da Ficha Limpa
27/10 - 17:58 | ELEIÇÕES 2010
Eleitores que faltaram ao primeiro turno podem votar neste domingo
26/10 - 11:12 | ELEIÇÕES 2010
Vox Populi: Dilma abre 14 pontos sobre Serra