Brasília, segunda-feira, 16 de julho de 2012 - 16:41
SOCIEDADE CIVIL
Conselho Nacional de Cultura escolhe representantes
Fonte: Agência Brasil
Cada colegiado é composto por 20 membros, sendo cinco representantes do governo e 15 titulares da sociedade civil (além de 15 suplentes)

Conselho Nacional de Política Cultural (Cnpc) está com inscrições abertas para o processo de escolha dos novos representantes da sociedade civil no órgão.
Vinculado ao Ministério da Cultura (MinC), o conselho é a instância responsável por propor a criação de políticas públicas para a área, acompanhar a execução do Plano Nacional de Cultura, orientar os investimentos do Fundo Nacional de Cultura, entre outras atribuições.
Apesar da importância, o órgão está sem conselheiros desde o mês passado, quando se encerrou o mandato dos membros anteriores.
Além de eleger os representantes da sociedade civil nos nove colegiados setoriais já existentes (Artes Visuais, Circo, Culturas Indígenas, Culturas Populares, Dança, Literatura, Livro e Leitura, Moda, Música e Teatro), também vão ser escolhidos os conselheiros para oito novos colegiados (Arquitetura e Urbanismo, Arquivos, Arte Digital, Artesanato, Culturas Afro-Brasileiras, Design, Patrimônio Imaterial e Patrimônio Material).
Os novos conselheiros serão eleitos em novembro, durante os fóruns nacionais setoriais. Ocuparão o cargo pelos próximos dois anos. A atividade não é remunerada, mas a União custeia as passagens e as diárias necessárias à participação nas reuniões do órgão.
Interessados em participar do processo como candidatos ou como eleitores tem até o dia 8 de agosto para se inscrever no site www.cultura.gov.br/setoriais, onde também é possível verificar os pré-requisitos. Até o início do mês, quando o conselho divulgou o último balanço, cerca de 2 mil pessoas de todo o país já haviam se inscrito.
Entre outras exigências, os candidatos a conselheiros precisam comprovar que atuam há pelo menos três anos no segmento que pretendem representar no respectivo colegiado. Já os eleitores, além de também atuar na área há pelo menos três anos, devem ter no mínimo 18 anos de idade e apresentar uma carta de apoio subscrita por entidade da área pretendida ou por pelo menos dez eleitores do segmento artístico.
A primeira participação dos eleitores será nos fóruns estaduais, durante os quais serão escolhidos os delegados estaduais setoriais que disputarão uma vaga no conselho nacional.
Últimas notícias
Estudantes do Guará terão cursinho pré-Enem pago com recursos da União
17/7 - 12:20 |
Lula veta projeto aprovado pelo Congresso que aumenta número de deputados na Câmara
17/7 - 12:9 |
Imprensa estadunidense repercute criticamente decisão de Trump de sobretaxar produtos brasileiros
16/7 - 20:15 |
Trabalhador ou “colaborador”: o que você é na empresa em que trabalha
15/7 - 16:31 |
Presidente do SAEP assume mandato na Diretoria Plena Efetiva da Contee
Notícias relacionadas
Maio Laranja: proteger crianças e adolescentes é tarefa de todos
6/1 - 15:19 |
86% dos brasileiros desaprovam o 8/1, a tentativa de golpe de Estado por bolsonaristas, mostra Quaest
21/10 - 18:56 |
MTE abre inscrições para curso gratuito de energia fotovoltaica no Distrito Federal
31/7 - 19:12 |
Brasil mais competitivo por meio da IA
1/11 - 11:22 |
Proposta de privatização da rodoviária é rechaçada por comerciantes