Reajuste salarial simboliza avanços para trabalhadores da Educação Básica

Brasília-DF, segunda-feira, 10 de novembro de 2025


Brasília, segunda-feira, 10 de novembro de 2025 - 12:43

Reajuste salarial simboliza avanços para trabalhadores da Educação Básica

Negociações mediadas pelo SAEP, com esforço de toda a categoria, resultaram na proteção do poder de compra do trabalhador

Nesta segunda matéria da série “Por Dentro das Convenções Coletivas” abordamos o reajuste salarial conquistado na CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) da Educação Básica.

A preocupação central do novo acordo é assegurar que todos os trabalhadores em administração escolar mantenham poder de compra.

Leia também: SAEP lança série e ressalta conquistas nas Convenções Coletivas do Ensino Superior e da Educação Básica

“Cada melhoria conquistada reflete o esforço coletivo e a determinação dos trabalhadores unidos”, destacou a presidente do SAEP, Maria de Jesus da Silva, ao celebrar as conquistas.

Foram diversas rodadas de negociação. Do outro lado, o argumento era conduzido sob o peso de dificuldades econômicas.

A hipótese foi rebatida pelo SAEP, que destacou os indicadores econômicos positivos e manteve firme a luta por reajuste salarial e benefícios sociais.

Resultado e transparência
Firmado o acordo, a categoria foi logo comunicada das principais cláusulas, no documento “Educação Básica: SAEP assina Convenção Coletiva 2025/2027”. Entre os principais pontos, destacamos o reajuste salarial:

• Piso de R$ 1.562,81 a partir de 1º de maio de 2025;

• Reajuste conforme o INPC (5%), mais 0,18% de ganho real, a partir de 1º de maio de 2025; e

• Garantia de correção automática, caso o valor fique abaixo do salário mínimo vigente.

Estes valores podem melhorar sempre. Mas isto também depende da capacidade de luta da categoria. No que depender do Sindicato há sempre a disposição de melhor a situação econômica da categoria

Equiparação entre profissionais
A CCT da Educação Básica estabelece a equiparação como regra.

Num mesmo estabelecimento de ensino, o trabalhador não podereceber salário inferior a outro colega que desempenhe a mesma função. Nesse caso, deveser beneficiado com os reajustes, com base no piso e na atualização salarial.

Trata-se de proteção importante, porque garante o pagamento justo a todos, de acordo com a conquista consignada na convenção.

A adoção do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) para reajustes vai possibilitar que futuros aumentos no salário possam superar, pelo menos um pouco, a inflação.

Luta constante
O SAEP celebra as conquistas e reforça que avanços só ocorrem quando a categoria está unida e disposta à luta por melhorias salariais e condições de trabalho.

O Sindicato mantém o compromisso em defesa dos auxiliares em administração escolar e conta com a atuação participativa de cada trabalhador para fortalecer essa agenda luta, que se renova todo ano.

“É o trabalho dos auxiliares que dá suporte à aprendizagem e à boa gestão nas escolas. Por isso, a valorização desses profissionais é também valorização da Educação Básica”, destacou a presidente Maria de Jesus.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com