Brasília, sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012 - 18:58 | Atualizado em: 7 de março de 2012
AÇÃO SINDICAL
Mobilização na Gotinha de Luz reivindica salários atrasados
Por: Daiana Lima
Secretaria de Educação não renovou convênio com a creche por causa de irregularidades na prestação de contas. Desvio de verba já está confirmado

Desde setembro de 2011 os auxiliares de ensino e professores da Creche Gotinha de Luz, em Santa Maria, não recebem os salários, bem como seus benefícios tais como FGTS, INSS e 13º. Já são cinco meses de atraso. A instituição tem mais de 300 funcionários e cerca de 1.400 alunos.
Por isso, os diretores do SAEP, os auxiliares de educação, professores e pais se mobilizaram, nesta quinta-feira (24), em frente a instituição, para tornar pública todas as irregularidades na Gotinha de Luz e reivindicar os direitos dos trabalhadores.
Com palavras de ordem, cartazes com reivindicações e um grande apitaço, a mobilização seguiu por uma das principais avenidas da cidade, onde se localiza uma das unidades da creche.
O movimento chamou atenção da população local, muitos se juntaram à agitação e outros passavam e buzinavam, sinalizando apoio aos trabalhadores. A imprensa também apareceu e divulgou o ato do Sindicato com os profissionais da educação da Creche Gotinha de Luz.
Muitas crianças que estudam na creche também estavam lá, e seguravam cartazes que diziam "Queremos a creche de volta".
A mobilização seguiu até o fim da tarde revezando as palavras de ordem: "Queremos nossos salários" e "Queremos creche para as nossas crianças".
Instituição fechada
Mesmo sem receber os salários, os trabalhadores da creche não deixaram de prestar o serviço à comunidade. Uma funcionária que participou da mobilização disse que os funcionários da instituição aceitaram trabalhar até o fechamento do calendário letivo, em 2011.
"Não deixamos de trabalhar porque sabemos da necessidade dos alunos. A gente sabe que tem muitas crianças que vem para a creche mais pelas refeições. Atendemos uma comunidade muito carente, muito pobre. É triste essa situação", revelou.
Em 2012, a instituição ainda não tem data para funcionar. A única informação dos responsáveis pela Gotinha de Luz é um comunicado na entrada principal da creche que diz: "Informamos que não há previsão de início das aulas nesta creche. Aguardaremos a assinatura do convênio junto à Secretaria de Educação do DF".
Falta de pagamento
Funcionários da creche informaram ao SAEP que, desde o ano passado, a direção da Gotinha de Luz alega a falta de recursos ao não repasse do dinheiro pelo GDF.
"A dona [proprietária] fala que está esperando o dinheiro ser liberado pelo GDF".
No entanto, o presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Santa Maria, Carlos Alberto da Silva, afirma que a instituição recebeu toda a verba do governo e que a Secretaria de Educação do DF não renovou o convênio com a creche por causa de irregularidades na prestação de contas referente a 2011.
"Já está confirmado que houve desvio de verba. Há muitas notas frias. A Subsecretaria de Educação vai mover ação para confiscar as duas escolas para abater no valor da dívida, que é muito alto", informou o presidente e acrescentou que o governo pretende assumir as creches.
O diretor do SAEP Mário Lacerda ressalta que os valores dos salários atrasados de 2011 deveriam ter sido pagos com os recursos repassados pelo governo no mesmo ano, que ocorre sempre antes do início das aulas.
"Estão tentando transferir a responsabilidade dessas irregularidades para o GDF. Desde o ano passado há atrasos de pagamento. O Sindicato acompanha essa situação da Gotinha de Luz a mais de dois anos e não é a primeira vez que os trabalhadores ficam sem seus salários", observou Lacerda.
O diretor disse também que o Sindicato está muito preocupado com a situação dos trabalhadores e buscará meios legais para garantir os direitos dos funcionários da instituição.
Reunião no Sindicato
A diretoria do SAEP, com a assessoria jurídica do Sindicato, vai se reunir com os auxiliares de educação da Creche Gotinha de Luz na próxima segunda-feira (27), às 9 horas, na sede do SAEP.
É importante que esta informação seja repassada para todos os trabalhadores, para que o máximo possível de auxiliares participem da reunião com o Sindicato.
Para mais informações entre em contato com os diretores do SAEP pelos telefones (61) 3034-8685 ou 9176-5902.
Veja a cobertura da mobilização pela mídia:
Rede Record
1400 alunos estão sem aula em Santa Maria
DFTV - Rede Globo
Funcionários protestam em frente a uma creche em Santa Maria
Leia também
- SAEP cobra do governo soluções para Gotinha de Luz
- Gotinha de Luz burla a lei e engana auxiliares
- Auxiliares da Escola Gotinha de Luz entram em greve
Últimas notícias
Mamata: empresários deixam de pagar R$ 414 bi em impostos federais
1/7 - 15:32 |
SAEP convoca categoria para analisar contraproposta patronal, em assembleia geral
25/6 - 15:37 |
SAEP segue em negociação com Sindepes para fechar Convenção Coletiva
18/6 - 18:24 |
Interação humana ensinada por educadores não será substituída pela IA, diz Bill Gates
18/6 - 15:26 |
Feriado de Corpus Christi: atividades retornam na segunda-feira (23)
Notícias relacionadas
Papa Francisco: pontífice progressista que apoiava o movimento sindical
20/2 - 13:59 |
Brasil tem 69 acidentes de trabalho por hora. Isto não é razoável
26/6 - 16:21 | 💉 PLANO DE VACINAçãO DA EDUCAçãO DO DISTRITO FEDERAL 💉
Confira Aqui, Lista de Convocação dos Profissionais da Educação de Escolas Particulares do Distrito Federal.
13/11 - 10:32 |
SAEP-DF informa o roteiro das urna itinerantes por dia e cidade
6/7 - 12:56 | SINDICALISMO
Centrais sindicais debatem custeio na Câmara dos Deputados