Sudeco: projeto de trem fará ligação Brasília-Anápolis-Goiânia

Brasília-DF, domingo, 13 de julho de 2025


Brasília, terça-feira, 26 de junho de 2012 - 17:3

TRANSPORTE

Sudeco: projeto de trem fará ligação Brasília-Anápolis-Goiânia


Fonte: Portal Clicabrasília

Dois modelos são estudados. O primeiro é colocar trens convencionais ao longo do trajeto de 190 km. O segundo é a adoção de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT)

Voltou aos trilhos a ideia de ligar o Distrito Federal, Anápolis (GO) e Goiânia (GO) por trem. Longe dos custos estratosféricos e dúvidas quanto à viabilidade técnica de um trem bala no Cerrado, a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) planeja um projeto ao preço de R$ 570 milhões.

Nesta quinta-feira (28), será assinado o acordo para a produção do projeto básico e do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), necessários para a formulação da licitação da linha. Dois modelos são estudados. O primeiro é  colocar trens convencionais ao longo do trajeto de 190 km. O segundo é a adoção de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

Com velocidade entre 140 km/h e 150 km/h, a linha levará passageiros e cargas de ponta a ponta em 50 minutos. O tempo é bem inferior ao necessário nas viagens de carro, ônibus ou caminhões pela rodovia BR-060. Respeitando os limites de velocidade de trânsito, motoristas levam duas horas para concluir o trecho.

Segundo o diretor superintendente da Sudeco, Marcelo Dourado, a construção da linha é estratégica para o desenvolvimento da região. Ao cruzar  estudos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Dourado projeta que a população deste eixo irá saltar de 6,5 milhões de pessoas para 20 milhões dentro de  15 anos.

"O Eixo Brasília-Anápolis-Goiânia será a segunda maior conurbação (união física de municípios)  do País. É como se praticamente tivéssemos uma cidade apenas. Só perdendo, obviamente, para o eixo Rio de Janeiro-São Paulo", reforçou. Ao lado do potencial populacional, estudos também apontam a tendência para a formação do maior Produto Interno Bruto Regional (PIB) do Brasil.

"O Distrito Federal tem o maior PIB per capita da América Latina. São R$ 51 mil por habitante ao ano. O centro administrativo do País está aqui. Goiânia é o grande polo do agronegócio. No ano passado, Goiás cresceu em percentuais chineses, em torno de 7% a 8%. E Anápolis hoje é o segundo polo de fármacos (medicamentos) do País e caminha  para ser o primeiro", argumenta.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com