Brasília, domingo, 28 de dezembro de 2008 - 11:8
IMPOSTO SINDICAL
Centrais sindicais serão fiscalizadas, anuncia subprocurador do TCU
O Tribunal de Contas da União (TCU) vai fiscalizar os repasses dos recursos referentes ao imposto sindical, segundo o subprocurador do Ministério Público no tribunal, Paulo Bugarin.
Para ele, o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à fiscalização do dinheiro arrecadado pelo órgão “não tem fundamentação jurídica”. “Nós fiscalizamos o STF (Supremo Tribunal Federal), porque não iríamos fiscalizar as centrais, se elas recebem dinheiro do governo?”, questionou o subprocurador.
Pela Constituição, cabe ao TCU fiscalizar pessoas físicas e jurídicas que administrem bens e valores públicos. O artigo que o presidente vetou previa que as centrais prestassem contas ao TCU e foi incluído na lei pelo Congresso, como forma de dar transparência à utilização do dinheiro. Essa obrigação nunca existiu e, portanto, o veto presidencial não tem “repercussão jurídica”, nas palavras de Bugarin.
É relevante destacar que o veto presidencial foi por pressão das entidades patronais. As centrais sindicais não se opunham à fiscalização dos recursos pelo TCU. Isso foi objeto de acordo no Senado, em que os representantes das centrais concordaram.
Renúncia
O cantor e deputado federal pelo PTB Frank Aguiar (SP), em carta aberta ao público, distribuída entre os piauienses e paulistas de São Bernardo do Campo, informou que renunciará ao cargo de deputado federal e assumirá a vice-prefeitura em São Bernardo do Campo, em São Paulo, em 1º de janeiro.
O deputado disputou a eleição na chapa vitoriosa do ex-ministro da Previdência, Luiz Marinho. A informação foi divulgada, nesta sexta-feira (26), pela Agência Nordeste. (Com Correio Braziliense)
Últimas notícias
“Diálogo e responsabilidade”: garante governo, sobre redução da escala 6x1
12/9 - 17:11 |
Julgamento no STF adia, na Câmara, votação de isenção do IR para até R$ 5 mil
11/9 - 13:53 |
Conquistas e derrotas sociais: leitura mirando 2026
11/9 - 13:31 |
Condenação ou anistia para os golpistas de 2023
8/9 - 15:46 |
ENSINO SUPERIOR: Conquistas que valem a pena e valorizam a luta
Notícias relacionadas
Estudantes do Guará terão cursinho pré-Enem pago com recursos da União
4/11 - 14:34 |
Sindicato: necessária instância coletiva
27/8 - 12:28 |
Contee defende contribuição assistencial em audiência pública no TST
16/7 - 15:52 |
Contadores não podem incentivar oposição à taxa assistencial, orienta Ministério Público
9/5 - 21:7 |
“Países democráticos não podem prescindir dos sindicatos”, chama atenção a presidente do SAEP