Brasília, segunda-feira, 10 de agosto de 2009 - 15:50
PLS 248/06
Contribuição assistencial pode ser aprovada no Senado
Fonte: Diap
O destaque desta semana na agenda dos trabalhadores, no Senado Federal, está na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), que pode votar projeto de lei que regulamenta a cobrança da taxa assistencial pelos sindicatos

Trata-se do PLS 248/06, do senador Paulo Paim (PT/RS) versa sobre contribuição assistencial.
No texto do projeto, a contribuição assistencial será destinada ao financiamento da negociação coletiva e de outras atividades sindicais, e será descontada compulsoriamente de todos os trabalhadores e servidores membros da categoria profissional, sindicalizados ou não.
A relatoria da matéria é do senador Inácio Arruda (PCdoB/CE), que apresentou parecer favorável, pela aprovação do projeto.
A reunião na CAE está marcada para Esta terça-feira (11), às 10 horas, plenário 19, ala Alexandre Costa.
O projeto já foi aprovado na Comissão de Assuntos Sociais. Caso também seja aprovado na CAE e não haja recurso contra decisão deste colegiado, o texto irá ao exame da Câmara, já que tramita em caráter terminativo.
Trabalho temporário
Permitir a atividade de empresas de trabalho temporário no meio rural, esse é o objetivo do PLS 171/04, do falecido senador Ramez Tebet (PMDB/MS). O projeto consta na pauta da CCJ.
O projeto dispõe sobre o trabalho temporário nas empresas urbanas e dá outras providências, para permitir a utilização do trabalho temporário na área rural.
A senadora Kátia Abreu (DEM/TO) apresentou parecer favorável, com a emenda apresentada na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA).
Em seguida, a matéria será apreciada também pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), em decisão terminativa.
Aposentadoria especial
Também está na pauta da CCJ, o PLS 333/05, que permite a conversão de tempo de trabalho exercido sob condições prejudiciais à saúde ou à integridade física mesmo após 28 de maio de 1998.
Segundo o parecer do relator, senador Flexa Ribeiro (PSDB/PA), o autor do projeto de lei, senador Flávio Arns (PT/PR), argumenta que "não há lógica em restringir a contagem diferida do tempo de serviço, quando se mantêm presentes as condições ofensivas à saúde ou à integridade física".
O parecer do relator é pela aprovação da matéria. A matéria será apreciada também pela CAS, em decisão terminativa.
Agentes de saúde
Outro projeto que poderá ser apreciado na CCJ é o PLS 48/07, que estabelece normas para o provimento de cargos e empregos de agentes comunitários de saúde.
O projeto é do senador Leomar Quintanilha (PMDB/TO) e terá votação nominal.
A senadora Lúcia Vânia (PSDB/GO) apresentou parecer favorável à matéria. O debate na CCJ acontece nesta quarta-feira (12), às 10 horas, plenário 3, ala Alexandre Costa.
Audiência pública
Na agenda de trabalho do Senado para essa semana ocorrerá duas audiências públicas que merecem destaque.
A primeira será realizada na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), nesta terça-feira (11), às 9h30, plenário 7, ala Alexandre Costa.
Na ocasião será discutido sobre os processos de registro de agroquímicos.
O debate terá os seguintes convidados: Dirceu Raposo de Melo, Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); um representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e um representante do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Lei dos Partidos Políticos
A segunda audiência pública será realizada na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT).
O tema a ser analisado será PLC 141/09, do deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN), que altera as Leis 9.096, Lei dos Partidos Políticos; 9.504, que estabelece normas para as eleições; e 4.737, Código Eleitoral.
Foram convidados para a audiência Carlos Ayres Brito, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE); Nelson Jobim, ministro da Defesa, ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral e presidente das eleições gerais 2002; Daniel Pimentel Slaviero, presidente da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abert).
Além do professor Jairo Nicolau, Diretor de Ensino do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj); Eduardo Fumes Parajo, presidente da Associação Brasileira de Internet (Abranet); Maria Judith Brito, presidenta da Associação Nacional de Jornais (ANJ); Murillo de Aragão, mestre em Ciência Política; Jaime Wagner, diretor de marketing da Internet Sul; Eduardo Graeff, ex-secretário geral da Presidência da República.
A audiência vai ser realizada nesta quarta-feira (12), às 9h, no plenário do Senado.
Últimas notícias
Estudantes do Guará terão cursinho pré-Enem pago com recursos da União
17/7 - 12:20 |
Lula veta projeto aprovado pelo Congresso que aumenta número de deputados na Câmara
17/7 - 12:9 |
Imprensa estadunidense repercute criticamente decisão de Trump de sobretaxar produtos brasileiros
16/7 - 20:15 |
Trabalhador ou “colaborador”: o que você é na empresa em que trabalha
15/7 - 16:31 |
Presidente do SAEP assume mandato na Diretoria Plena Efetiva da Contee
Notícias relacionadas
Presidente do SAEP assume mandato na Diretoria Plena Efetiva da Contee
1/7 - 15:32 |
SAEP convoca categoria para analisar contraproposta patronal, em assembleia geral
12/6 - 10:24 |
PL prevê volta da assistência sindical na homologação de demissões
6/6 - 15:22 |
SAEP convoca filiados para Assembleia de eleição dos delegados que irão para o 11º Conatee
15/5 - 13:54 |
Comissão de Trabalho debate ambiente laboral saudável