Brasília, sexta-feira, 4 de março de 2011 - 15:34
BENEFÍCIO SOCIAL
Deputados do PCdoB querem votar licença maternidade de 180 dias
Fonte: Portal Vermelho
Eles enviaram solicitação à presidência da Câmara solicitando a votação da matéria, que é alvo de campanha do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC paulista
Na semana que antecede a comemoração do Dia Internacional da Mulher, festejado em 8 de março, os deputados comunistas Assis Melo (RS) e Jandira Feghali destacaram a necessidade de colocar em votação em plenário da Proposta de Emenda à Constituição que aumenta para 180 a licença maternidade.
Eles enviaram solicitação à presidência da Câmara solicitando a votação da matéria, que é alvo de campanha do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC paulista.
Melo destaca que a ampliação da licença maternidade tem como objetivo o aleitamento materno exclusivo de no mínimo seis meses, conforme recomenda a Organização Mundial de Saúde (OMS).
A deputada Jandira Feghali lembrou que a proposta, já aprovada pelo Senado, garante a licença ampliada a todas as mães, independentemente da vontade da empresa, como é hoje.
Atual legislação
A lei atual - da Empresa Cidadã - já oferece incentivos fiscais para empresas privadas que estenderem a licença maternidade por dois meses.
A empresa que opta pelo programa pode deduzir do imposto devido o total da remuneração integral da empregada pago no período de prorrogação da licença-maternidade.
A mesma lei faculta à administração pública instituir programa que garanta prorrogação da licença-maternidade para suas servidoras.
No âmbito federal, as servidoras já tiveram o direito assegurado. Vários estados e municípios também já concederam a licença ampliada.
Campanha pela licença
Além das solicitações dos deputados comunistas, o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), reuniu-se, esta semana, com o deputado Vicentinho (PT-SP) e membros da diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, que foram apresentar ao presidente a campanha pelos 180 dias de licença maternidade para todas as metalúrgicas.
Segundo os dirigentes sindicais, os metalúrgicos estão realizando uma campanha junto às empresas para que integrem o Programa Empresa Cidadã, visando expandir a licença-maternidade das trabalhadoras.
Últimas notícias
Julgamento no STF adia, na Câmara, votação de isenção do IR para até R$ 5 mil
11/9 - 13:53 |
Conquistas e derrotas sociais: leitura mirando 2026
11/9 - 13:31 |
Condenação ou anistia para os golpistas de 2023
8/9 - 15:46 |
ENSINO SUPERIOR: Conquistas que valem a pena e valorizam a luta
8/9 - 12:20 |
A “morte por desespero” no Brasil: face oculta do neoliberalismo
Notícias relacionadas
A “morte por desespero” no Brasil: face oculta do neoliberalismo
1/8 - 11:25 |
SAEP convoca para 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
15/7 - 14:30 |
Distribuição de renda no Brasil retrata desigualdades racial e de gênero
13/3 - 10:27 |
8 de março: Flora Lassance: Ser mulher vale a pena; mas é preciso lutar
12/3 - 12:4 |
8 de março: a histórica força feminina nas lutas sociais