Conferência apresenta melhorarias para pessoas com deficiência

Brasília-DF, sábado, 12 de julho de 2025


Brasília, segunda-feira, 20 de agosto de 2012 - 16:48

INCLUSÃO

Conferência apresenta melhorarias para pessoas com deficiência


Fonte: Portal Sejus

Evento teve como objetivo direcionar e contribuir para impulsionar a implementação de ações urgentes e emergentes para uma efetiva inclusão da pessoa com deficiência no processo de desenvolvimento social do DF

O Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Coddede), presidido pelo advogado Yuri Gagarin Soares de Melo, promoveu a “3ª Conferência Distrital dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Um olhar através da convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência da ONU: novas perspectivas e desafios”, no último fim de semana, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Segundo Gagarin, a conferência abordou o tratado internacional do qual o Brasil é signatário desde 2008, que aborda os direitos nas áreas de saúde, de educação, de assistência social, de segurança.

“Esse grande debate ajudará o governo a melhorar, de forma mais intensiva, as políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência. As propostas que surgirem deste evento serão encaminhas ao Governo Federal para avaliação e assim desenvolver trabalhos específicos para as pessoas com deficiência. O governo está unido com a sociedade civil para ouvir os clamores e anseios das pessoas com deficiência”.

O evento teve como objetivo direcionar e contribuir para impulsionar a implementação de ações urgentes e emergentes para uma efetiva inclusão da pessoa com deficiência no processo de desenvolvimento social do Distrito Federal. A intenção é que as propostas sirvam de subsídios à política de inclusão no país.

A presidente do Metrô, Ivelise Longhi, representando o governador em exercício, Tadeu Filippelli, referendou a iniciativa da conferência. “Brasília precisa de leis que saiam do papel e se tornem ações positivas, práticas, pois o papel do governo é dar a toda população o direito de ir e vir. Brasília, capital do Brasil e Patrimônio Cultural da Humanidade, não pode conviver com barreiras, sejam arquitetônicas, na educação, saúde ou no trabalho”.

Já na abertura do encontro, o subsecretário de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, César Pessoa, que representou o secretário de Justiça, Alírio Neto, anunciou duas medidas.

“A primeira é a inauguração, em dezembro, do primeiro Centro Cultural totalmente voltado para o deficiente. O espaço terá 100% de acessibilidade; e a segunda é uma parceria entre a Sejus e a Agência de Fiscalização do DF (Agefis). Juntas, elas vão mapear a área central do Plano Piloto para identificar os pontos em que falta acessibilidade e buscar soluções para resolver o problema”.

Nos dois dias de debates, a plenária aprovou 40 propostas que serão apresentadas na Conferência Nacional, em dezembro, que priorizaram as áreas de educação, saúde, trabalho e cultura. Por meio de aplicação de leis que já existem – e elaboração de novas – os deficientes mostraram que estão unidos para cobrar o seu direito à inclusão social.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com