Senado aprova novas regras para o registro civil de pessoas físicas

Brasília-DF, terça-feira, 15 de julho de 2025


Brasília, quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011 - 12:29

SERVIÇO PÚBLICO

Senado aprova novas regras para o registro civil de pessoas físicas


Fonte: Diap

Projeto vai retornar à Câmara dos Deputados para analise das alterações feitas no Senado

O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (22), o projeto de lei da Câmara (PLC 26/2008) que obriga os serviços de registro civil de pessoas naturais (pessoas físicas) a comunicarem às secretarias de segurança pública dos estados e municípios os óbitos registrados.

Agora, o projeto vai retornar à Câmara dos Deputados para analise das alterações feitas no Senado.

Do ex-deputado Celso Russomano (PP-SP), o projeto foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça na forma do parecer oferecido pela senadora Lucia Vânia (PSDB-GO), que observou que o projeto vai aperfeiçoar o trabalho estatístico das secretarias de segurança e evitar a ocorrência de fraudes contra o regime previdenciário, evitando a continuidade de pagamento indevido de aposentadoria e pensões após a morte do beneficiário.

O texto final aprovado pela CCJ estabelece a necessidade do oficial de registro civil comunicar o óbito à secretaria de segurança pública da unidade da Federação que tenha emitido o documento de identidade, salvo se, em razão da causa da morte, essa informação for manifestamente desnecessária.

A proposição
O projeto acrescenta parágrafo único ao artigo 80 da Lei 6.015/73, que trata dos registros públicos.

O texto final aprovado pelos senadores manteve as duas emendas da CCJ que buscam ajustar a juridicidade da matéria, conservando o objetivo principal do autor.

Um desses ajustes retirou do texto original a obrigatoriedade do fornecimento da informação dos óbitos à Receita Federal, mantendo somente as secretarias de segurança.

A justificativa apresentada pela relatora para essa modificação é de já existe norma jurídica prevendo essa questão, principalmente após a unificação das receitas previdenciárias e federal, que resultou na criação da Receita Federal do Brasil.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com