Novo serviço permite quitar eletronicamente boletos vencidos

Brasília-DF, domingo, 13 de julho de 2025


Brasília, sexta-feira, 23 de março de 2012 - 15:38

SERVIÇOS BANCÁRIOS

Novo serviço permite quitar eletronicamente boletos vencidos


Fonte: Clicabrasília

Para usar o serviço, no entanto, o cliente precisa se cadastrar gratuitamente como sacado eletrônico em todas as instituições financeiras em que tiver conta bancária

Novo serviço da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) promete facilitar a vida dos clientes que são obrigados a pagar um boleto vencido no banco que emitiu a cobrança.

O serviço chamado de DDA de Contas Vencidas permite que o consumidor pague a fatura de forma eletrônica, no banco que preferir. Mas atenção: o banco escolhido pelo consumidor também deve estar participando do DDA.

Segundo a Febraban, mais de 30 bancos já participam da iniciativa, dentre eles o Banco de Brasília (BRB), Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Citibank, Itaú e HSBC. 

Para usar o serviço, no entanto, o cliente precisa se cadastrar gratuitamente como sacado eletrônico em todas as instituições financeiras em que tiver conta bancária.

Com o serviço, os clientes se livram de perder tempo nas filas do atendimento do caixa presencial para ter o boleto atualizado, de acordo com os juros ou multa da cobrança.

A correção do valor deve  ocorrer automaticamente e será informado ao cliente por meio de correio eletrônico ou mensagem via celular.

Não é automático
O débito autorizado não é, porém,  automático. O consumidor deverá verificar quais boletos foram emitidos em seu nome e autorizar o débito em sua conta.

Poderá ser quitado qualquer tipo de boleto de cobrança bancária, como as contas de taxas de condomínio, planos de saúde, mensalidades escolares, assinatura de publicações e outros.

A Febraban estima que, com o novo serviço, 48 milhões de títulos vencidos sejam incluídos no DDA Contas Vencidas.

Segundo a Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP), 6% dos 19 milhões de boletos emitidos pelos bancos acabam sendo pagos nos bancos que o emitiram, devido o atraso no pagamento.

Quase 100% dos títulos em atraso são de pessoas jurídicas. Só 0,3% são de pessoas físicas,  profissionais liberais, tais  como advogados e médicos e que  utilizam o boleto bancário para cobrar por seus serviços.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com