Brasília, sexta-feira, 23 de março de 2012 - 15:38
SERVIÇOS BANCÁRIOS
Novo serviço permite quitar eletronicamente boletos vencidos
Fonte: Clicabrasília
Para usar o serviço, no entanto, o cliente precisa se cadastrar gratuitamente como sacado eletrônico em todas as instituições financeiras em que tiver conta bancária
Novo serviço da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) promete facilitar a vida dos clientes que são obrigados a pagar um boleto vencido no banco que emitiu a cobrança.
O serviço chamado de DDA de Contas Vencidas permite que o consumidor pague a fatura de forma eletrônica, no banco que preferir. Mas atenção: o banco escolhido pelo consumidor também deve estar participando do DDA.
Segundo a Febraban, mais de 30 bancos já participam da iniciativa, dentre eles o Banco de Brasília (BRB), Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Citibank, Itaú e HSBC.
Para usar o serviço, no entanto, o cliente precisa se cadastrar gratuitamente como sacado eletrônico em todas as instituições financeiras em que tiver conta bancária.
Com o serviço, os clientes se livram de perder tempo nas filas do atendimento do caixa presencial para ter o boleto atualizado, de acordo com os juros ou multa da cobrança.
A correção do valor deve ocorrer automaticamente e será informado ao cliente por meio de correio eletrônico ou mensagem via celular.
Não é automático
O débito autorizado não é, porém, automático. O consumidor deverá verificar quais boletos foram emitidos em seu nome e autorizar o débito em sua conta.
Poderá ser quitado qualquer tipo de boleto de cobrança bancária, como as contas de taxas de condomínio, planos de saúde, mensalidades escolares, assinatura de publicações e outros.
A Febraban estima que, com o novo serviço, 48 milhões de títulos vencidos sejam incluídos no DDA Contas Vencidas.
Segundo a Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP), 6% dos 19 milhões de boletos emitidos pelos bancos acabam sendo pagos nos bancos que o emitiram, devido o atraso no pagamento.
Quase 100% dos títulos em atraso são de pessoas jurídicas. Só 0,3% são de pessoas físicas, profissionais liberais, tais como advogados e médicos e que utilizam o boleto bancário para cobrar por seus serviços.
Últimas notícias
Mamata: empresários deixam de pagar R$ 414 bi em impostos federais
1/7 - 15:32 |
SAEP convoca categoria para analisar contraproposta patronal, em assembleia geral
25/6 - 15:37 |
SAEP segue em negociação com Sindepes para fechar Convenção Coletiva
18/6 - 18:24 |
Interação humana ensinada por educadores não será substituída pela IA, diz Bill Gates
18/6 - 15:26 |
Feriado de Corpus Christi: atividades retornam na segunda-feira (23)
Notícias relacionadas
Vai curtir os blocos de rua no Carnaval? Saiba como se manter saudável
13/2 - 14:51 |
A partir de maio, empresas deverão avaliar riscos psicossociais no trabalho
9/1 - 14:15 |
Receita Federal de olho no PIX e no crédito de empresas e contribuintes
2/8 - 19:55 |
Copom mantém Selic em 10,50% ao ano e dificulta ciclo virtuoso na economia das famílias
18/11 - 10:12 |
As eleições de 2022: realidade, magia e possibilidade