Brasília, terça-feira, 6 de outubro de 2009 - 15:29
TRANSPORTE PÚBLICO
Detran autua ônibus que poluem acima da média
Fonte: Tribuna do Brasil
Empresas vão pagar multa e terão até 72 horas para regularizar os carros
Dez ônibus de empresas de transporte público foram autuados nesta segunda-feira (5), em mais uma operação padrão do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) contra a poluição do ar proveniente de veículos de grande porte.
A chamada Operação Fumaça, que fiscaliza o nível de gases poluentes emitidos por ônibus, caminhões e vans, barrou os veículos no Eixo Monumental em frente à Torre de TV no horário de maior fluxo na via, entre as 6h30 e 8h30 da manhã.
Durante a fiscalização, mais de 100 automóveis tiveram de parar na blitz do Detran.
A assessoria do órgão não divulgou os nomes das empresas responsáveis pelos ônibus flagrados, mas todas as proprietárias dos dez ônibus autuados terão que pagar multa de R$ 127,79 pela infração, considerada grave, e regularizar a situação do veículo junto ao Detran em um prazo máximo de 72 horas.
Além das punições às empresas responsáveis, os motoristas dos ônibus irregulares vão receber cinco pontos na carteira de habilitação.
A obrigatoriedade do licenciamento correspondente ao ano de 2009, que começou a valer na última quinta-feira, também foi motivo de autuações durante a blitz desta segunda.
Quinze ônibus foram encaminhados ao depósito do Detran-DF por falta do documento obrigatório, segundo o órgão.
A Operação Fumaça é realizada pelo Detran uma vez na semana, em dias, locais e horários que não são divulgados previamente, já que o intuito da ação é abordar os veículos de surpresa.
O objetivo é controlar no trânsito do DF a quantidade de monóxido de carbono e demais gases nocivos à saúde ambiental e humana. O nível de poluição é medido por um equipamento chamado opacímetro.
O aparelho portátil tem um banco óptico e uma sonda (cabo inserido no escapamento) para verificar a quantidade de fumaça preta emitida por veículos a diesel.
A fumaça é captada pela sonda e levada à câmara de medição, onde há um emissor de luz e um receptor. O feixe de luz é interceptado pela fumaça e, assim, é medida a opacidade.
Para estar no padrão, a aferição deve apresentar no máximo três graus para ônibus turbinados e 2,5 para veículos normais.
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