Brasília, quarta-feira, 11 de maio de 2011 - 14:9
NECESSIDADES BÁSICAS
Dilma anuncia investimentos para municípios de todo o país
Fonte: Brasília Confidencial
Além de creches, a presidenta anunciou a reforma de postos de saúde e a ampliação do saneamento básico
A presidente Dilma Rousseff anunciou, nesta terça-feira (10), novos investimentos no custeio de creches, reforma de postos de saúde e em saneamento básico nos municípios com menos de 50 mil habitantes.
"Acabei de assinar a mensagem em que envio ao Congresso uma medida provisória (MP) garantindo o custeio de novas creches. Isso significa que, se vocês construírem uma creche com recursos do ProInfância ou do PAC, o governo federal vai garantir recursos também para o custeio dessas unidades", discursou a presidente, na abertura da XIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, em Brasília (DF).
Dilma afirmou que ficou preocupada ao tomar conhecimento, por meio de uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que 74% das unidades básicas de saúde não atendem aos requisitos de qualidade da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
"Determinei ao ministro da Saúde que encaminhe, com prioridade, as medidas necessárias para as reformas das unidades básicas de saúde. Vou apresentar em breve para todos vocês o cronograma das reformas", garantiu.
O terceiro anúncio feito pela presidente foi a abertura, em junho, do PAC Saneamento para municípios com menos de 50 mil habitantes.
"Vamos, inclusive, ajudar os pequenos municípios a elaborarem seus projetos executivos. Esse é um desafio que nós, em conjunto, podemos enfrentar e solucionar, já que não falta recurso, temos de equacionar esta questão da relação dos projetos com as necessidades reais dos pequenos municípios do nosso país", adiantou.
Outra novidade é que o Ministério do Planejamento oferecerá formação superior de tecnólogo para os gestores públicos. "Até 2014, serão 30 mil vagas em gestão pública, na modalidade de ensino à distância. As inscrições vão começar no segundo semestre de 2011", explica Dilma.
Últimas notícias
Educação Básica: SAEP assina Convenção Coletiva 2025/2027
9/7 - 13:27 |
Mamata: empresários deixam de pagar R$ 414 bi em impostos federais
1/7 - 15:32 |
SAEP convoca categoria para analisar contraproposta patronal, em assembleia geral
25/6 - 15:37 |
SAEP segue em negociação com Sindepes para fechar Convenção Coletiva
18/6 - 18:24 |
Interação humana ensinada por educadores não será substituída pela IA, diz Bill Gates
Notícias relacionadas
Contra juros na lua, centrais protestam em Dia Nacional de Mobilização por Mais Empregos
10/2 - 10:22 |
Dispensa de IR para até R$ 5 mil beneficiará categoria
9/1 - 14:15 |
Receita Federal de olho no PIX e no crédito de empresas e contribuintes
2/1 - 8:36 |
Realidade x esquizofrenia da imprensa e analistas de mercado
28/11 - 11:47 |
Além do governo, deputados preparam PEC para cortes de despesas