Brasília, terça-feira, 9 de agosto de 2011 - 14:55
AGENDA DOS TRABALHADORES
Centrais entregam pauta trabalhista para presidente da Câmara
Fonte: Portal CTB
Os presidentes da CTB, da CGTB, da UGT, da Força e da Nova Central irão a Brasília nesta terça-feira (9) para entregar ao presidente da Câmara Federal, Marco Maia (PT-RS), um documento com as principais reivindicações da classe trabalhadora para o país.
Ao longo das últimas semanas, as centrais sindicais (ao lado de diversos movimentos sociais) realizaram atos nas cinco regiões do país, com o objetivo de difundir essa pauta entre toda a população.
A maior dessas manifestações aconteceu em São Paulo, na última quarta-feira (3), na passeata que reuniu mais de 80 mil pessoas em defesa da Agenda da Classe Trabalhadora.
"Depois dos atos ocorridos ao longo das últimas semanas, o encontro com o presidente da Câmara, Marco Maia, permitirá que a gente dê um passo adiante na pauta de reivindicações da classe trabalhadora. Esperamos que o deputado consiga colocar em votação temas como a redução da jornada de trabalho e o fim do fator previdenciário, em nome de novos avanços para o país", afirmou o presidente da CTB, Wagner Gomes.
Compromisso
O encontro desta terça-feira também é resultado do apoio público explicitado por Marco Maia há alguns meses, durante o ato de 1º de Maio Unificado, realizado pelas centrais em São Paulo. Na ocasião, o presidente da Câmara afirmou que estaria ao lado dos trabalhadores na luta que será travada no Congresso por novos avanços.
Além da redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e do fim do fator previdenciário, a pauta que será entregue para Marco Maia trata também da regulamentação das terceirizações, da ratificação da Convenção 158 da OIT (para combater a rotatividade de mão de obra) e da regulamentação da Convenção 151 da OIT (sobre o direito de organização sindical e de negociação coletiva dos servidores públicos).
"Os trabalhadores já demonstraram nas últimas semanas que estão dispostos a sair às ruas por seus direitos. Esperamos que os deputados tenham a sensibilidade de colocar em pauta esses assuntos, que discutam sobre esses temas e vejam seu real significado para a sociedade", disse Wagner Gomes.
Últimas notícias
PDL da Pedofilia: governo reage a retrocesso no Congresso
8/11 - 10:29 |
Câmara aprova PDL que retira proteção de meninas vítimas de estupro; vai ao Senado
6/11 - 10:50 |
SAEP lança série e ressalta conquistas nas Convenções Coletivas do Ensino Superior e da Educação Básica
5/11 - 21:22 |
Câmara amplia licença-paternidade para 20 dias em 4 anos
5/11 - 20:24 |
Quando crime vira terrorismo, a democracia vira alvo
Notícias relacionadas
Desmantelaram direitos e endureceram a vida
28/10 - 16:23 |
PL de Contarato mira fraudes na “pejotização” e promete equilibrar direitos e segurança jurídica
13/10 - 14:10 |
Pejotização: falso empreendedorismo que ameaça o trabalho e a proteção social
10/10 - 13:55 |
PEC propõe 36 horas de trabalho e 2 dias de descanso; Senado inicia discussão
7/10 - 21:47 |
Da CLT ao CNPJ: sindicatos reagem no STF à desumanização do trabalho, com a pejotização

