Unip nega irregularidades e diz que denuncias são “fofocas”

Brasília-DF, sábado, 12 de julho de 2025


Brasília, quinta-feira, 13 de setembro de 2012 - 7:31

AÇÃO SINDICAL

Unip nega irregularidades e diz que denuncias são “fofocas”


Por: Daiana Lima

"É um desrespeito muito grande classificar denúncias tão sérias como fofocas"

O SAEP sempre trata com muito respeito e atenção as reivindicações e anseios dos trabalhadores pela valorização profissional. Diferente do que demonstrou a Universidade Paulista (Unip), representada por seu diretor geral, Geraldo Magela, em reunião com o Sindicato na última terça-feira (11).

Devido a denúncias de irregularidades, assédio moral e falta de valorização profissional, o SAEP agendou reunião com a direção da universidade para cobrar o cumprimento dos direitos trabalhistas e negociar melhores condições de trabalho e salários para os trabalhadores da instituição.

Ao ser cobrado sobre algumas denúncias de irregularidades na Unip, como desvio e acumulo de função, sobrecarga de trabalho e assédio moral, o diretor da universidade classificou as denúncias como "fofocas".

Para o SAEP, o tom irônico e desrespeitoso usado por alguém que representa uma instituição de ensino como a Unip demonstra que essa pessoa não está à altura do posto que ocupa, não respeita os direitos trabalhistas e só tem compromisso com ela mesma.

"O papel do Sindicato é ouvir e defender os interesses dos trabalhadores. É lutar pela valorização da categoria. Tratamos com muito respeito todas as denúncias que recebemos. É um desrespeito muito grande classificar denúncias tão sérias como fofocas", criticou a diretora do SAEP Merilene Rodrigues.

Ela disse ainda que é uma pena tentar negociar com alguém que usa "meias palavras" e "desconversa" para justificar a falta de compromisso com os trabalhadores e "maquiar" irregularidades trabalhistas.

Atualmente, a Unip é uma das instituições de ensino do DF que mais demite. Está entre as maiores instituições que pior remunera seus assalariados.

"Esta falta de valorização, esta negativa de ampliar direitos, como o auxílio alimentação, só geram um descontentamento generalizado", chama a atenção Merilene Rodrigues.

Ampliação de direitos

Também na reunião do SAEP com o representante da Unip, os diretores do Sindicato apresentaram uma pauta com algumas reivindicações que ampliam os direitos dos trabalhadores na instituição. Direitos esses tão necessários e ansiados pela categoria.

São eles: 1) auxílio alimentação; 2) auxílio saúde; 3) adicional de insalubridade e periculosidade; 4) contratação de funcionários para cobrir alguns setores; e 5) valorização salarial.

No entanto, mais uma vez o representante da Unip não demonstrou interesse em negociar e disse que a universidade cumpre o que está na convenção.

"O que ele [Magela] deixou a entender é que se não estiver na convenção, não tem acordo. Mas vamos continuar buscando meios para conquistar estes direitos para os trabalhadores. Este é o papel do Sindicato", explicou o diretor do SAEP José Edvaldo.

Prática antissindical
Ainda na reunião, os diretores do SAEP discutiram a questão da entrada dos dirigentes sindicais na instituição para fazerem o trabalho do Sindicato, o que tem sido dificultado pela instituição.

Geraldo Magela, diretor geral da Unip, disse que, quando forem à instituição, os diretores do SAEP só precisam se identificar na portaria. Em caso de dificuldades para entrar na universidade, basta ligar para ele e comunicar o impedimento.

"Podem ligar no meu celular que eu libero na hora", disse Magela e afirmou que a Unip sempre dá espaço para o Sindicato na instituição, como em vários momentos que o SAEP se reuniu com os trabalhadores na própria universidade.

O direito de representação e acesso aos trabalhadores nas instituições de ensino é assegurado pela Convenção Coletiva de Trabalho e pela CLT. Qualquer forma de impedir este acesso é caracterizada como prática antissindical, o que pode acarretar em ação na Justiça.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com