Escolas podem abordar violação de direitos humanos na ditadura

Brasília-DF, domingo, 6 de julho de 2025


Brasília, quinta-feira, 28 de agosto de 2014 - 14:41

HISTÓRIA DO BRASIL

Escolas podem abordar violação de direitos humanos na ditadura


Fonte: Portal Vermelho

Segundo projeto, medida valerá para escolas públicas e privadas dos ensinos fundamental, médio e da educação básica de jovens e adultos

A Câmara dos Deputados analisa o projeto de lei que inclui no currículo das escolas brasileiras o tema "a ditadura militar no Brasil e a violação dos direitos humanos". A proposta, do deputado Renato Simões (PT-SP), altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

"Comparativamente com outros países latino-americanos, o Brasil chega tarde nessas iniciativas", afirma o professor de História José Otávio Nogueira."Comparativamente com outros países latino-americanos, o Brasil chega tarde nessas iniciativas", afirma o professor de História José Otávio Nogueira.

Para o deputado, as escolas devem tratar de questões como a tortura, as prisões arbitrárias, as mortes, os desaparecimentos e a censura, entre outras violações de direitos humanos ocorridas durante os chamados "anos de chumbo". Além disso, as escolas deverão abordar o legado autoritário da ditadura para o Brasil.

Na visão de Renato Simões, a história da ditadura ainda hoje é contada nas escolas sob o viés da história oficial construída durante o regime militar (1964-1985).

"A sociedade brasileira está fazendo um acerto de contas com o seu passado, através das comissões da verdade, que vêm recontando a história verdadeira daquele período da ditadura militar. Isso precisa ser assegurado às novas gerações pelo processo educacional", afirma o deputado.

"O projeto permitirá que a juventude de hoje e as pessoas que virão depois nos bancos escolares já se incorporem a essa revisão na história do Brasil", diz Simões.








Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com