DF deve substituir RG por Registro de Identidade Civil em dezembro

Brasília-DF, terça-feira, 15 de julho de 2025


Brasília, quarta-feira, 6 de outubro de 2010 - 15:25

DOCUMENTO PESSOAL

DF deve substituir RG por Registro de Identidade Civil em dezembro


Fonte: Correio Braziliense

O Distrito Federal e a Bahia são os favoritos para dar início à implementação do cartão eletrônico que deve substituir o Registro Geral (RG) dos brasileiros.

O novo documento, o Registro de Identidade Civil (RIC), começa a circular nos estados escolhidos a partir de dezembro. Seis localidades brasileiras se candidataram, entre elas Rio de Janeiro, Santa Catarina, Alagoas e Maranhão.

Formado pelo Ministério da Justiça, o Comitê Gestor do Sistema Nacional de Registro de Identificação Civil (SNRIC) deve escolher, nesta sexta-feira (8), as duas regiões tecnologicamente mais aptas para dar início à substituição. O trabalho deve durar cerca de nove anos.

A primeira emissão, em dezembro deste ano, será de 100 mil cartões. Em 2011, mais 2 milhões de RICs devem ser emitidos. Para evitar clonagem e falsificação, os documentos virão com 16 itens de segurança e impressão digital registrada em chip eletrônico.

O investimento no projeto até 2019 será de cerca de US$ 850 milhões. O ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, ressaltou a importância da implementação do RIC.

"O Brasil precisa de um novo documento de identidade, mais moderno, mais seguro. Um documento que facilite a vida do cidadão, o seu dia a dia. A nova identidade brasileira é moderna, tem muitos elementos de segurança. Com o novo documento, será mais fácil combater fraudes", garante.

Sérgio Torres, integrante do comitê gestor, explica que os dois estados que darão início à gradual substituição do RG não serão escolhidos politicamente, mas tecnicamente.

Isto porque devem estar tecnologicamente preparados para trabalhar conectados ao órgão central do RIC, que é o Instituto Nacional de Identificação da Polícia Federal, que funciona no Ministério da Justiça.

Cada documento será registrado nacionalmente com os dados do cidadão.

Fusão
Torres lembra que, com o tempo, a nova identidade deve agregar outros documentos. Entre eles estão o Título de Eleitor, o Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF), a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

"O RIC seria um documento único. No projeto atual, ele convive com os demais documentos. Por enquanto, ele não extingue o RG nem os outros. Ele só vai estar completo em nove anos. Ao longo do tempo, a medida que for implementado, é natural que alguns documentos sejam extintos" afirma.

De acordo com Torres, o Título de Eleitor deve ser o primeiro a se fundir com a nova carteira de identidade. Isso porque, segundo ele, em alguns estados brasileiros, as eleições já foram feitas a partir da impressão digital dos cidadãos.

"Em alguns municípios, os eleitores já votaram com a biometria, isto é, com a digital. Foi dessa forma, por exemplo, que em algumas localidades de São Paulo os eleitores se identificaram. O RIC carrega um chip com a biometria. Colocado em uma máquina, será conferida sua autenticidade e a identidade do usuário", conclui.

O Diretor do Instituto Nacional de Identificação da Polícia Federal, Marcos Elias, explica que a proposta é que, terminados os nove anos de transição, os brasileiros tenham substituído totalmente as carteiras de identidade.

O novo documento dispensará até mesmo os cartões de crédito e débito nas transações bancárias.

"Como ele tem o chip, a certificação digital é tudo que o banco vai precisar para realizar transações. Esse modelo já é utilizado em vários outros países, principalmente na Europa. Portugal, Alemanha e Espanha são exemplos de países que já trabalham com o RIC", exemplifica.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com