Brasília, quinta-feira, 18 de abril de 2013 - 18:23
LEGADO
História do País: Brasília terá museu da cultura negra
Fonte: Portal Vermelho
"Não deve ser somente o museu da dor, mas que conte a história da vinda dos negros, do que ocorreu nas lavouras, o processo da abolição, o resgate da autoestima desse povo que construiu o Brasil, pois a identidade brasileira é negra, na gastronomia, na música, nas danças e também na religião", afirma a ministra da Cultura
O Ministério da Cultura vai se empenhar para a instalação de um museu, na capital federal, destinado a registrar a história e o legado deixado pelos negros na formação da população brasileira.
"A capital da República tem o dever de registrar a influência da cultura negra em um país que tem 53% de sua população composta de afrodescendentes", disse quarta-feira (17), a ministra da Cultura, Marta Suplicy. Ela ressaltou que vai "trabalhar pessoalmente" para que o projeto seja efetivado.
De acordo com a ministra, já existe um terreno para a construção do museu. Ele foi doado pelo então governador do Distrito Federal, Cristovão Buarque, mas "ficou esquecido durante muitos anos, tendo o governador Agnelo Queiroz firmado a redestinação". O terreno, segundo ela, está localizado em uma área nobre de Brasília, no Lago Sul.
A ministra lembrou que dos 10 milhões de negros que foram retirados da África para trabalhar como escravos, 5 milhões vieram para o Brasil, e só entre 1700 e 1800 desembarcaram por aqui 2,5 milhões de negros.
De acordo com Marta Suplicy, a ideia de montar o Museu Afro de Brasília começou com a visita que fez à Fundação Palmares, onde existe uma maquete do prédio.
"Toda a história tem que ser mostrada no museu da capital federal. Não deve ser somente o museu da dor, mas que conte a história da vinda dos negros, do que ocorreu nas lavouras, o processo da abolição, o resgate da autoestima desse povo que construiu o Brasil, pois a identidade brasileira é negra, na gastronomia, na música, nas danças e também na religião", disse.
Para a ministra da Cultura, o mais difícil para a instalação não é colocar peças à mostra, mas prover o museu de recursos tecnológicos para recuperar a história dos negros no Brasil. Segundo ela, nos Estados Unidos a população negra é composta por 13% dos americanos.
No entanto, o país está construindo "um museu gigantesco, em frente ao Pentágono, em Washington, com investimento de US$ 500 milhões", destinado a registrar a história dos negros nos EUA.
Últimas notícias
Mamata: empresários deixam de pagar R$ 414 bi em impostos federais
1/7 - 15:32 |
SAEP convoca categoria para analisar contraproposta patronal, em assembleia geral
25/6 - 15:37 |
SAEP segue em negociação com Sindepes para fechar Convenção Coletiva
18/6 - 18:24 |
Interação humana ensinada por educadores não será substituída pela IA, diz Bill Gates
18/6 - 15:26 |
Feriado de Corpus Christi: atividades retornam na segunda-feira (23)
Notícias relacionadas
SAEP convoca filiados para Assembleia de eleição dos delegados que irão para o 11º Conatee
21/5 - 15:22 |
Maio Laranja: proteger crianças e adolescentes é tarefa de todos
10/3 - 12:12 |
CTB debate a saúde dos trabalhadores rumo à 5ª CNSTT
19/11 - 16:33 |
Consciência Negra: luta por igualdade de direitos não cessa
29/8 - 20:24 |
SAEP convoca assembleia para eleger Comissão Eleitoral