Brasília, sexta-feira, 17 de maio de 2013 - 11:41
EDUCAÇÃO
Contee convoca para mobilização em defesa do PNE
Fonte: Contee
É importante que os trabalhadores e trabalhadoras em educação do setor privado e as entidades filiadas à Confederação compareçam, na terça-feira (21), à reunião da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, a fim de pressionar os senadores a rejeitar o relatório que será colocado em votação
A educação brasileira está, mais uma vez, ameaçada e, paradoxalmente, o ataque agora foi embutido no principal projeto que deveria defendê-la.
O relatório final do senador José Pimentel (PT-CE) sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), ao retirar a palavra "pública" da meta de investimentos de 10% do PIB brasileiro em educação e ao substitui-la pelo termo "gratuita" ao tratar da expansão de vagas, abre caminho para que recursos públicos sejam destinados ao setor privado em vez de serem investidos na universalização da educação pública e na melhoria de sua qualidade.
"No Brasil, a universalização da educação pública e gratuita de qualidade teve, no âmbito do Estado, sempre dificuldades para se desenvolver, tanto pelos interesses privados que o Estado representa – ou seja, uma burguesia que não assumiu um projeto público e universal de educação gratuita nos momentos em que se colocavam em prática projetos de desenvolvimento – quanto pela ação e força política que as instituições e interesses privados mantiveram durante a história da educação brasileira", já havia apontado a coordenadora-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee), Madalena Guasco Peixoto, em seu artigo "O público e o privado na história da educação brasileira", publicado em março pela revista "Princípios".
"No Brasil os interesses privados, religiosos, empresariais e de segmentos estiveram de modo claro lutando contra a universalização da educação pública de qualidade, por interesses ideológicos e/ou comerciais. A educação privada no Brasil nunca representou uma opção democrática, ou seja, nunca significou, como em outros países, uma alternativa a uma educação pública de qualidade. Ao contrário, na história da educação brasileira, o setor privado disputa com o projeto de fortalecimento da educação pública e gratuita."
E o lobby do setor privatista afeta não apenas a educação pública, mas também os trabalhadores do setor privado, que seguem desvalorizados enquanto o empresariado visa o lucro e o acesso direto a verbas públicas.
Esse processo de disputa, denunciado por Madalena no artigo, é o que se vê agora por trás da desfiguração do texto do PNE tal qual foi aprovado na Câmara, desconstruído no relatório de Pimentel.
Para não deixar que se concretize novamente a primazia dos interesses privatistas em detrimento da educação pública, a Contee convoca todos os trabalhadores e trabalhadoras em educação do setor privado e todas as entidades filiadas à Confederação a comparecer, na terça-feira (21), à reunião da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, em Brasília, a fim de pressionar os senadores a rejeitar o relatório que será colocado em votação.
Embora o projeto do PNE ainda precise passar por outras comissões e até retornar à Câmara, caso sofra modificações, essa comissão é fundamental para definir os rumos dos investimentos.
Assim, é imprescindível que aqueles que, como a Contee e suas entidades filiadas, lutam por uma educação pública, de qualidade e acesso universal, defendam agora que os investimentos de 10% do PIB brasileiro sejam destinados exclusivamente à educação pública.
O relatório final do senador José Pimentel (PT-CE) sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), ao retirar a palavra "pública" da meta de investimentos de 10% do PIB brasileiro em educação e ao substitui-la pelo termo "gratuita" ao tratar da expansão de vagas, abre caminho para que recursos públicos sejam destinados ao setor privado em vez de serem investidos na universalização da educação pública e na melhoria de sua qualidade.
"No Brasil, a universalização da educação pública e gratuita de qualidade teve, no âmbito do Estado, sempre dificuldades para se desenvolver, tanto pelos interesses privados que o Estado representa – ou seja, uma burguesia que não assumiu um projeto público e universal de educação gratuita nos momentos em que se colocavam em prática projetos de desenvolvimento – quanto pela ação e força política que as instituições e interesses privados mantiveram durante a história da educação brasileira", já havia apontado a coordenadora-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee), Madalena Guasco Peixoto, em seu artigo "O público e o privado na história da educação brasileira", publicado em março pela revista "Princípios".
"No Brasil os interesses privados, religiosos, empresariais e de segmentos estiveram de modo claro lutando contra a universalização da educação pública de qualidade, por interesses ideológicos e/ou comerciais. A educação privada no Brasil nunca representou uma opção democrática, ou seja, nunca significou, como em outros países, uma alternativa a uma educação pública de qualidade. Ao contrário, na história da educação brasileira, o setor privado disputa com o projeto de fortalecimento da educação pública e gratuita."
E o lobby do setor privatista afeta não apenas a educação pública, mas também os trabalhadores do setor privado, que seguem desvalorizados enquanto o empresariado visa o lucro e o acesso direto a verbas públicas.
Esse processo de disputa, denunciado por Madalena no artigo, é o que se vê agora por trás da desfiguração do texto do PNE tal qual foi aprovado na Câmara, desconstruído no relatório de Pimentel.
Para não deixar que se concretize novamente a primazia dos interesses privatistas em detrimento da educação pública, a Contee convoca todos os trabalhadores e trabalhadoras em educação do setor privado e todas as entidades filiadas à Confederação a comparecer, na terça-feira (21), à reunião da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, em Brasília, a fim de pressionar os senadores a rejeitar o relatório que será colocado em votação.
Embora o projeto do PNE ainda precise passar por outras comissões e até retornar à Câmara, caso sofra modificações, essa comissão é fundamental para definir os rumos dos investimentos.
Assim, é imprescindível que aqueles que, como a Contee e suas entidades filiadas, lutam por uma educação pública, de qualidade e acesso universal, defendam agora que os investimentos de 10% do PIB brasileiro sejam destinados exclusivamente à educação pública.
Últimas notícias
9/7 - 13:27 |
Mamata: empresários deixam de pagar R$ 414 bi em impostos federais
1/7 - 15:32 |
SAEP convoca categoria para analisar contraproposta patronal, em assembleia geral
25/6 - 15:37 |
SAEP segue em negociação com Sindepes para fechar Convenção Coletiva
18/6 - 18:24 |
Interação humana ensinada por educadores não será substituída pela IA, diz Bill Gates
18/6 - 15:26 |
Feriado de Corpus Christi: atividades retornam na segunda-feira (23)
Mamata: empresários deixam de pagar R$ 414 bi em impostos federais
1/7 - 15:32 |
SAEP convoca categoria para analisar contraproposta patronal, em assembleia geral
25/6 - 15:37 |
SAEP segue em negociação com Sindepes para fechar Convenção Coletiva
18/6 - 18:24 |
Interação humana ensinada por educadores não será substituída pela IA, diz Bill Gates
18/6 - 15:26 |
Feriado de Corpus Christi: atividades retornam na segunda-feira (23)
Notícias relacionadas
6/6 - 15:22 |
SAEP convoca filiados para Assembleia de eleição dos delegados que irão para o 11º Conatee
21/5 - 15:22 |
Maio Laranja: proteger crianças e adolescentes é tarefa de todos
16/5 - 13:36 |
Entidades cobram no MEC marco regulatório da EaD
9/4 - 17:14 |
Convenção coletiva da categoria é prorrogada por mais 30 dias
1/3 - 17:37 |
AGE: SAEP realiza assembleia da Educação Básica e Ensino Superior
SAEP convoca filiados para Assembleia de eleição dos delegados que irão para o 11º Conatee
21/5 - 15:22 |
Maio Laranja: proteger crianças e adolescentes é tarefa de todos
16/5 - 13:36 |
Entidades cobram no MEC marco regulatório da EaD
9/4 - 17:14 |
Convenção coletiva da categoria é prorrogada por mais 30 dias
1/3 - 17:37 |
AGE: SAEP realiza assembleia da Educação Básica e Ensino Superior