Brasília, terça-feira, 8 de setembro de 2009 - 14:43 | Atualizado em: 9 de setembro de 2009
7 DE SETEMBRO
Quem perdeu documento deve registrar ocorrência
Fonte: DFTV
As pessoas que perderam documentos durante o desfile de 7 de Setembro podem procurar a 5ª DP, no Setor Bancário Norte. Quem não conseguir recuperá-los, deve registrar ocorrência o quanto antes

Jaci passou algumas vezes pelo incômodo de ficar sem documento. "Uma vez eu fui assaltada dentro do ônibus e levaram todos os meus documentos. Da segunda vez, perdi. Acho que esqueci em algum lugar e não encontrei mais", conta a dona de casa. Quando isso acontece... "É muito chato. A gente fica chateada", acrescenta a costureira Júlia Lousada.
Em eventos como o 7 de Setembro os casos triplicam. O delegado da área central de Brasília conta que o primeiro passo é registrar ocorrência, que pode ser feita até mesmo pela internet.
Na página da Polícia Civil, clique em "Delegacia Eletrônica" e depois em "Extravio". Após 24 horas, a ocorrência policial é enviada por e-mail. O documento serve como prova e pode livrar a pessoa de complicações futuras.
"Se ela não registrar, pode ter muita dor de cabeça na frente. Os falsários pegam esses documentos, pois eles têm valor no mercado, e saem aplicando golpes na praça com aquele cartão de crédito furtado. Usam identidade e folhas de cheque, tudo para cometer crimes na praça", alerta o delegado Laércio Rossetto.
Às vezes, o proprietário tem sorte e o documento é encontrado. Uma pessoa bem intencionada pode depositá-lo em uma caixa de coleta. Os carteiros recolhem e levam até a agência central.
No Setor de Achados e Perdidos dos Correios há 4.000 documentos perdidos. A busca pode ser feita também pela internet, no site dos Correios. Se em 60 dias o dono não aparecer, o documento é enviado para o órgão emissor. Somente 5% são resgatados nos Correios.
"O recomendado é que quando a pessoa perde um documento, ela dê um prazo pra esse documento chegar ao Departamento de Achados e Perdidos da Agência Central dos Correios, para que ele seja preparado, selecionado e cadastrado. A primeira consulta pode ser feita depois de dez dias úteis", explica o gerente da Agência Central dos Correios, Raimundo Gomes Souza.
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