6º encontro de técnicos administrativos e auxiliares em educação

Brasília-DF, domingo, 13 de julho de 2025


Brasília, quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012 - 13:42      |      Atualizado em: 2 de fevereiro de 2012

DEBATE NACIONAL

6º encontro de técnicos administrativos e auxiliares em educação


Fonte: Com Contee

Entre os temas abordados, destacam-se perfil da categoria e negociações coletivas de trabalho para 2012, com apresentação do Dieese

reprodução

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) realizou, entre os dias 20 e 22 de janeiro, o 6º Encontro Nacional dos Trabalhadores Técnicos Administrativos e Auxiliares em Educação.

O encontro aconteceu em Salvador (BA) e reuniu 76 participantes de entidades de todo o País filiadas à Contee.

Representando o SAEP-DF, participaram a presidente Maria de Jesus da Silva e os diretores Mário Lacerda e Idenes Sousa Cruz. Este último recebeu apoio da Federação Interestadual dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino do Brasil Central (Fitrae-BC), e Mário Lacerda, além da Fitrae-BC, recebeu apoio da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).

No encontro, os diretores do SAEP-DF chamaram atenção para a necessidade de haver um debate nacional sobre o banco de horas, fato este que teve grande repercussão na plenária, pois a grande maioria dos representantes dos sindicatos dos auxiliares entenderam que é preciso acabar com o banco.

"O banco de horas não pode estar em convenção coletiva, nós somos contra o BH na convenção, pois é uma exceção, não pode ser a regra, e deve ser colocado em acordo coletivo de trabalho", ressaltou Lacerda, diretor do SAEP e representante da CTB.

Solenidade
A mesa de abertura foi formada por Olmir Luiz Paludo (diretor da Contee), Alberto Matias dos Santos (presidente do Sinaes-BA), José Roberto Torres Machado (CUT) e Renato Jorge (CTB).

O coordenador do encontro, Olmir Paludo, iniciou as atividades destacando a importância do evento para os trabalhadores e parabenizou as entidades pelo grande número de participantes.

Após a solenidade de abertura, foi apresentado um breve histórico dos encontros anteriores.

Momento oportuno
A mesa "Conjunturas: Internacional e Nacional" contou com a participação do diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Clemente Ganz Lúcio.

O diretor técnico falou sobre o bom momento que o Brasil vive em relação à crise Internacional e afirmou que "temos a oportunidade para fazer a mudança necessária na Educação".

Lúcio disse, ainda, que a questão da renda é um dos assuntos em pauta do Departametno, além de análise do mercado de trabalho e das negociações coletivas.

Ele explicou que no Dieese as informações do banco de dados de salários, contratações coletivas e greves somam-se a estudos setoriais específicos para cada categoria, fornecendo subsídios que têm contribuído para definir negociações.

Perfil dos trabalhadores
Também representando o Dieese, a pesquisadora Cristiane Shell abordou o tema "Perfil de Categoria dos Trabalhadores Técnicos; Administrativos e Auxiliares do Brasil".

Ela analisou dados da Rais (Relação Anual de Informações Sociais), entre 2007 e 2010. De acordo com Shell, a Rais abrange 97% das áreas de trabalho na sua pesquisa, avaliando as necessidades de controle da atividade trabalhista no País, o provimento de dados para a elaboração de estatísticas do trabalho e a disponibilização de informações do mercado de trabalho às entidades governamentais.

Propostas aprovadas
Ainda no encontro, os participantes debateram a cerca da "Identidade, Espaço e o papel na Contee", e reafirmaram que os trabalhadores técnicos administrativos e auxiliares formam uma categoria com grande importância na educação.

Portanto, é fundamental que sejam reconhecidos e valorizados, e tenham, por sua vez, ampliação de espaço junto a Confederação.

Após as apresentações, os representantes sindicais participaram de grupos de debare para discutirem e analisarem propostas a serem enviadas à direção da Contee.

No relatório, os principais temas aprovados pelos participantes de interesse nacional são:

- Campanhas Nacionais voltadas para os técnicos adninistrativos, a exemplo, a regulamentação do banco de horas em acordo coletivo;

- Desenvolver uma Luta nacional contra a terceirização;

- Intensificar a luta pela regulamentação da dispensa imotivada;

- Intensificar a luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem redução de salário;

- Lutar pela obrigatoriedade da Certidão de Débitos Trabalhistas, com base no inciso 3º LDB ao Conselho Nacional de Educação; e

- Plano de Carreira não pode estar fora das convenções coletivas.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com