Brasília, terça-feira, 27 de outubro de 2009 - 14:18
MEIO AMBIENTE
Desenho humano chamará atenção para o limite de CO2 na atmosfera
Fonte: Secretaria de Educação
Nesta quarta-feira (28), às 15h, alunos das redes pública e particular formarão com seus corpos o número 350 em um desenho humano, em frente ao Congresso Nacional, para lembrar aos governantes que devem se empenhar para aprovar medidas que reduzam a 350ppm (350 partes do milhão de metro cúbico) a emissão de gás carbônico no Brasil.
Essa meta é científica, foi identificada pelos cientistas do IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change).
“Queremos alertar nossos líderes políticos que já ultrapassamos o limite tolerável, e devemos, então, nos erguer para agirmos o quanto antes com o objetivo de amenizar as mudanças climáticas que hoje vivenciamos”, explica Sofia Carvalho, estudante do Maristão, uma dos oito jovens brasileiros "Embaixadores do Clima 2009", programa realizado pelo British Council em 110 países.
Ela e João Pedro Barbosa, Leonardo da Vinci, são os embaixadores residentes no DF.
A manifestação é organizada pela MEMA (Mobilização Estudantil em Prol do Meio Ambiente), fundada por alunos do Maristão, em parceria com as campanhas TICTAC TICTAC e 350.org, este, um movimento mundial que defende o limite de 350ppm de Gás Carbônico na atmosfera.
Esse movimento é desenvolvido por pessoas comuns que lembram para o máximo de pessoas possível o número 350, para sensibilizar a todas sobre a meta de carbono.
Sofia conta que um helicóptero sobrevoará a área filmando e fotografando o evento e que, para tornar esta manifestação mais atrativa e cultural, haverá a presença de algumas bandas que tocarão no local. “Este é um movimento mundial e queremos torná-lo ainda maior”, diz ela.
Manifestantes
Sofia convida a todos para a manifestação:
“Nossa missão é conscientizar a nação a respeito do cuidado que devemos ter para com a "mãe natureza" recrutando cada vez mais integrantes para essa movimentação comunitária que estamos organizando, focando as mudanças climáticas como um alerta principal devido às circunstâncias que enfrentamos atualmente."
E completa: "assim sendo, gostaríamos de contar com a presença de todos os cidadãos que acreditam na possibilidade de melhorarmos este mundo, pois não há um planeta B”.
O motivo para a escolha de uma quarta-feira é porque os políticos vêm de seus estados e, uma vez em Brasília, podem tomar consciência do que está sendo reivindicado.
O CEMAB (Centro de Ensino Médio Ave Branca), de Taguatinga, deve comparecer com mais 200 alunos que se integrarão aos manifestantes.
A eles somam-se, já confirmados, 80 alunos do Marista e 40 do Leonardo da Vinci. A organização conta com a adesão dos servidores do Congresso, de políticos e de voluntários.
Embaixadores do Clima
Janaína Rodrigues, professora de Biologia do Colégio Marista de Brasília, diz que para falar de 350 em Brasília tem que se falar também do projeto De Olho no Clima. As duas proposições estão intimamente ligadas.
De Olho no Clima é uma iniciativa do British Council, que desenvolve um projeto de recrutamento de Embaixadores do Clima. Oito alunos brasileiros foram selecionados, dois de São Paulo, dois do Rio de Janeiro, dois da Pernambuco e dois do Distrito Federal.
No Distrito Federal, os ICC’s (campeões internacionais do clima, na sigla em inglês) são João Pedro Barbosa, do colégio Leonardo da Vinci, e Sofia Carvalho, do colégio Marista.
No ICC Camp promovido pelo British Council em Petrópolis, os ICC’s receberam instruções para desenvolverem um projeto ambiental dentro de suas escolas e incentivar a comunidade rumo ao desenvolvimento ambientalmente sustentável.
Receberam palestras, realizaram visitas para conscientizarem-se sobre possíveis ações, com o intuito de desenvolverem projetos ambientais de sensibilização.
Esses projetos já estão em curso dentro de suas escolas. Mas os projetos não devem se resumir a um espaço tão restrito.
Por isso, os dois ICC’s do Distrito Federal, ao receberem a idéia do British Council que explicava o 350, traçaram um plano ambicioso que se concretizará nesta quarta-feira.
Últimas notícias
Estudantes do Guará terão cursinho pré-Enem pago com recursos da União
17/7 - 12:20 |
Lula veta projeto aprovado pelo Congresso que aumenta número de deputados na Câmara
17/7 - 12:9 |
Imprensa estadunidense repercute criticamente decisão de Trump de sobretaxar produtos brasileiros
16/7 - 20:15 |
Trabalhador ou “colaborador”: o que você é na empresa em que trabalha
15/7 - 16:31 |
Presidente do SAEP assume mandato na Diretoria Plena Efetiva da Contee
Notícias relacionadas
Papa Francisco: pontífice progressista que apoiava o movimento sindical
20/2 - 13:59 |
Brasil tem 69 acidentes de trabalho por hora. Isto não é razoável
12/2 - 10:17 |
Câmara aprova punição às escolas por recusa de matrícula a estudante
11/2 - 11:33 |
Sob Bolsonaro, inflação dos alimentos disparou, ao contrário do que diz boné de apoiadores
12/12 - 13:53 |
Direitos Humanos: compromisso de todos