Brasília, quarta-feira, 26 de outubro de 2011 - 14:32
ESTUDO SOCIOECONÔMICO
Dieese prevê continuidade dos ganhos reais de salário em 2012
Fonte: Blog do Trabalho
Departamento lança Anuário do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda, com participação do ministro do Trabalho, Carlos Lupi
O diretor-técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Clemente Ganz Lucio, disse nesta terça-feira (25), que 2012 continuará sendo um período de ganhos salariais para os trabalhadores, desta vez motivados em parte pela queda da inflação que ele igualmente prevê para os próximos meses do ano vindouro.
“Se ela (a inflação) cair no ano que vem, haverá margem para novas reposições e também para ganhos reais de salário”, prevê o diretor-técnico do Dieese. Ele adverte, contudo, para o cenário macroeconômico como condicionante desse futuro.
“Se o Brasil contornar os efeitos da crise isso será plausível pois continuaremos crescendo talvez 3% ou até 4%”, afirmou. Esse crescimento mais inflação baixa formam um cenário confortável para o trabalhador, na visão dele.
Anuário de emprego
Clemente participou com o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, do lançamento, em Brasília, do Anuário do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda, uma publicação organizada pelo DIEESE e financiada com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
Segundo ele, o Anúario espelha a forte geração de emprego formal com a redução da informalidade e do desemprego mas também revela a ainda grande desigualdade na taxa de desemprego das mulheres, negros e jovens em relação a de homens, brancos e trabalhadores acima dos 30 anos.
Segundo o ministro Lupi, o documento “ é uma fotografia do mercado de trabalho, das políticas de qualificação profissional, de economia solidária, das políticas para a juventude. É uma fotografia numérica de cada estado, por gênero. A cada ano, vamos aprimorando e ele serve para melhorar as políticas públicas do Ministério. Com os dados do sistema nacional de emprego, podemos saber, por exemplo, onde está precisando de qualificação”, disse o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, durante lançamento da publicação.
São seis volumes contendo dados relacionados às políticas públicas de emprego, trabalho e renda. Cada livro trata sobre um tema diferente, como: mercado de trabalho, intermediação de mão-de-obra, qualificação social e profissional, seguro desemprego, economia solidária e o Programa de Geração de Emprego, Trabalho e Renda (Proger) e nesta edição um específico sobre o mercado de trabalho para a Juventude.
Últimas notícias
Mamata: empresários deixam de pagar R$ 414 bi em impostos federais
1/7 - 15:32 |
SAEP convoca categoria para analisar contraproposta patronal, em assembleia geral
25/6 - 15:37 |
SAEP segue em negociação com Sindepes para fechar Convenção Coletiva
18/6 - 18:24 |
Interação humana ensinada por educadores não será substituída pela IA, diz Bill Gates
18/6 - 15:26 |
Feriado de Corpus Christi: atividades retornam na segunda-feira (23)
Notícias relacionadas
PL prevê volta da assistência sindical na homologação de demissões
15/5 - 13:54 |
Comissão de Trabalho debate ambiente laboral saudável
7/5 - 16:1 |
A ilusão da “pejotização” impulsionada ao custo da CLT “memerizada”
7/5 - 9:47 |
Atualização que inclui risco psicossocial à NR-1 começa dia 26, em fase de adaptação
26/4 - 18:10 |
Papa Francisco: pontífice progressista que apoiava o movimento sindical