Aposentadoria em 30 min: saiba como agir para conseguir o benefício

Brasília-DF, sexta-feira, 18 de julho de 2025


Brasília, segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009 - 7:33

PREVIDÊNCIA SOCIAL

Aposentadoria em 30 min: saiba como agir para conseguir o benefício


Fonte: Correio Braziliense

O trabalhador que preencher os requisitos de idade ou tempo mínimo de contribuição para pedir a aposentadoria deve marcar logo, pelo telefone 135, o dia e horário de atendimento em uma agência da Previdência Social. No posto do Plano Piloto, em Brasília (DF), o tempo de espera para agendamento já alcança 59 dias para a aposentadoria e 37 dias para o salário-maternidade. Tudo isso porque, desde que o Governo anunciou que esses benefícios seriam concedidos em 30 minutos, a demanda praticamente triplicou, passando de 130 agendamentos por mês para 330.

A demora, no entanto, não trará prejuízos ao trabalhador. Segundo a Previdência Social, no caso de a pessoa preencher os requisitos para acesso ao benefício, a concessão retroage à data em que foi solicitado o agendamento, inclusive com pagamento retroativo.

Por isso, o tempo de espera não pode ser considerado um obstáculo à aposentadoria. A marcação de data e hora foi a forma que a Previdência Social encontrou para acabar com as filas que, em alguns postos, chegava a se formar na madrugada e, o que é pior, sem garantia de atendimento ao segurado.

O sistema de concessão de aposentadorias em 30 minutos vem recebendo elogios dos segurados. Maria Creidaci Felix ficou apenas 20 minutos à frente do atendente para obter a aposentadoria por tempo de contribuição. Ela disse que marcou a data de comparecimento ao posto pelo serviço Na Hora, à disposição dos usuários na rodoviária do Plano Piloto.

Lá, o atendente acessou o site da Previdência Social e agendou o atendimento por meio da internet. Na data e horário marcado, dona Creide, como gosta de ser chamada, foi à agência com todos os documentos. Nem precisava. Toda a sua vida profissional constava dos registros do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). "Vou continuar trabalhando na firma e usar o dinheiro da aposentadoria para pagar as contas", comentou.

O despachante João Guilherme de Amorim contou que agendou o atendimento 15 dias antes. Ele chegou ao posto às 8 da manhã e estava saindo depois das 10 horas todo satisfeito, com a garantia da aposentadoria por idade na mão. "Demorou porque tinha outros para serem atendidos antes", justificou, informando que não houve falha da Previdência Social.

A concessão da aposentadoria em 30 minutos só foi possível depois que o Governo conseguiu, por lei, que todas as informações constantes do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) fossem consideradas provas legais. Com isso, os dados que o INSS dispunha sobre cada trabalhador brasileiro retrocedeu a 1976. Os dados que estão no cadastro não precisam mais de comprovação. A apresentação de documentos só será exigida no caso de existirem lacunas.

O reconhecimento automático dos direitos previdenciários não significa que o trabalhador pode ficar desleixado com seus documentos pessoais. A Carteira de Trabalho ou o carnê de recolhimento das contribuições mensais devem ser guardados com cuidado e, se possível, levados à agência da Previdência Social no dia do atendimento. Com essa providência, o trabalhador evita ter que retornar ao posto em outra data.

Clique aqui e veja, passo a passo, os procedimentos para conseguir a aposentadoria em 30 minutos









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com