Taxa de desemprego é a menor em oito anos, revela Dieese

Brasília-DF, quarta-feira, 16 de julho de 2025


Brasília, quinta-feira, 1 de julho de 2010 - 17:57

TRABALHO FORMAL

Taxa de desemprego é a menor em oito anos, revela Dieese


Fonte: Correio Braziliense

Pesquisa do Dieese revela que a taxa de 14,3% registrada em maio fica estável em relação a abril. Embora tenham sido criados 8 mil postos, 3 mil pessoas estão sem ocupação. Em todo o Distrito Federal, 201 mil profissionais estão fora do mercado

A taxa de desemprego em maio no Distrito Federal (DF) manteve-se estável em relação a abril.

De acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (30) pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), 14,3% da população brasiliense está sem emprego — a última taxa registrada era de 14,2%.

Apesar da pequena variação, são 3 mil desempregados a mais no DF, mesmo após a criação de 8 mil postos de trabalho durante o mês.

Desde 1992, no entanto, essa é a menor taxa de desemprego registrada na unidade da federação em maio.

Ao todo, o DF tem hoje 201 mil pessoas desempregadas. Os dados integram mais uma edição da Pesquisa Emprego e Desemprego (PED), realizada trimestralmente e divulgada pela Secretaria de Trabalho.

As atividades que aumentaram o número de empregos na capital federal, no período pesquisado, foram a indústria e o setor de serviços. Nesse último, prevaleceram as áreas de reparação, educação e alimentação.

Em contrapartida, a construção civil e o comércio apresentaram uma pequena retração na oferta de postos de trabalho.

Um dos destaques apontados pela pesquisa é o tempo que os brasilienses demoram para conseguir um novo trabalho. Enquanto em 2009 a procura média levava 56 semanas, este ano o intervalo caiu para 47 semanas.

No último ano, 66 mil postos de trabalho foram criados no DF. Desses, 82% foram formalizados nas carteiras de trabalho dos novos assalariados.

De acordo com Tiago Oliveira, economista do Dieese e um dos responsáveis pela PED, o comportamento das taxas de desemprego mensais no DF reforça a expectativa de um resultado positivo no fim de 2010.

"Tudo indica que fecharemos o ano com a menor taxa de desemprego do DF desde 1992. Temos tudo para caminhar nesse sentido", afirmou.

A fim de garantir os números positivos, o secretário de Trabalho, Takane Nascimento, destaca a concentração de esforços por parte da pasta.

"Nossa atenção especial é para cidades como Samambaia, Brazlândia, Riacho Fundo, Ceilândia e Recanto das Emas", revelou.

A pesquisa de emprego do Dieese — que contabiliza o contingente total de ocupados nos locais em que é feito o levantamento — também mostra que o número de autônomos cresceu no último mês no DF.

São mil autônomos a mais do que em abril — um total de 180 mil. Na mesma categoria, ocorreu um aumento de 2,8% se comparada ao último ano.

"Na próxima pesquisa poderemos avaliar se esse setor se ampliou com o período que vivemos, de Copa do Mundo, em que visivelmente temos maior quantidade desses trabalhadores nas ruas", considerou o secretário adjunto de Trabalho, Gustavo Brum.

Capacitação
A fim de aumentar o número de trabalhadores capacitados no DF, a Secretaria de Trabalho desenvolve o programa Espaço Cidadão.

Na Vila Olímpica de Samambaia, são atendidos 875 alunos nos cursos de operador de microcomputador, assistente administrativo, assistente para construção civil, eletricista, salgadeiro/confeiteiro, aplicador de revestimentos cerâmicos, carpinteiro, pedreiro, pintor de obras e instalador de sistema de segurança eletrônica.

Os alunos qualificados pelo projeto são encaminhados para as vagas disponíveis na cidade em que a capacitação é realizada.

O programa esteve em Braz-lândia este ano e qualificou 810 pessoas. "Nosso enfoque é principalmente para a construção civil, que é uma área importante para o DF e para a qual falta mão de obra especializada", considerou Nascimento.

O número de empregos criados pelo setor, segundo a PED, cresceu 17,5 % no último ano.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com