Brasília, terça-feira, 20 de abril de 2010 - 15:29
MENSALÃO DO DEM
Pesquisa mostra que para 79% dos brasilienses Arruda é culpado
Fonte: Jornal Alô Brasília
Pesquisa realizada pelo Centro de Pesquisa e Opinião Pública da Universidade de Brasília (DataUnB) mostra que 79% da população do Distrito Federal acredita que o ex-governador José Roberto Arruda é culpado das acusações feitas pela Polícia Federal.
Do total de entrevistados, 52% imputam a Arruda os crimes de roubo, desvio de dinheiro público e corrupção. Apenas 10% dizem que ele foi conivente com esquemas que já existiam.
Os deputados distritais também foram mal avaliados na sondagem. Nenhum dos entrevistados confia nos ocupantes da Câmara Legislativa.
Dentre os ouvidos, 66,8% acreditam que todos os parlamentares são culpados. Só 23% afirmam que nem todos tiveram envolvimento com a corrupção.
Os deputados mais lembrados como culpados foram: Eurides Brito (20,7%), Leonardo Prudente (16,9%), e Júnior Brunelli (15,2%).
Para 66,3%, os deputados desviaram dinheiro público e praticaram corrupção. Outros 10% dizem que eles "enganaram o povo". A pesquisa também mostra que 90% da população não confia nos atuais governantes do DF.
Os brasilienses estão acompanhando de perto a crise política no DF. Dentre os ouvidos na pesquisa, 68% afirmam buscar informações "frequentemente". Segundo a sondagem, a maioria acompanha os fatos pela TV (45%).
A internet já ultrapassa os jornais impressos como fonte de informação: 20% a 17% dos entrevistados usam esse meio de notícias.
Imagem
Um dado curioso: a imagem da Câmara Legislativa é melhor que a dos deputados. Embora a maioria das pessoas faça uma avaliação negativa (39,9%), um terço (31,4%) tem avaliação neutra e 28,7% veem a atuação como positiva.
"Há um respeito à instituição. As pessoas entendem a importância da Câmara Legislativa", diz o professor José Angelo Belloni, diretor do DataUnB.
Existe otimismo quanto ao futuro: 47% dos entrevistados acham que a política no DF vai melhorar, mas 37% dizem quem vai continuar na mesma e 15,5% acreditam que vai piorar.
Antes dos vídeos que mostram o ex-delegado Durval Barbosa distribuindo dinheiro vivo aos políticos, a aprovação de Arruda era de 76%, segundo a pesquisa do DataUnB.
A intervenção federal no DF também divide opiniões: metade da população (49,4%) é a favor de um governante indicado pelo presidente Lula e 30% dos entrevistados são contra.
A pesquisa foi realizada por telefone, entre os dias 16 de março e 1º de abril. Para o professor Belloni, o levantamento confirmou que Brasília é uma cidade bastante politizada.
"O conjunto das respostas confirma que as pessoas estão bem informadas, ninguém diz bobagens".
Últimas notícias
Trabalhador ou “colaborador”: o que você é na empresa em que trabalha
15/7 - 16:31 |
Presidente do SAEP assume mandato na Diretoria Plena Efetiva da Contee
15/7 - 14:30 |
Distribuição de renda no Brasil retrata desigualdades racial e de gênero
14/7 - 16:5 |
Educação Básica: SAEP assina Convenção Coletiva 2025/2027
9/7 - 13:27 |
Mamata: empresários deixam de pagar R$ 414 bi em impostos federais
Notícias relacionadas
SAEP apoia greve dos professores da rede pública; docente mal remunerado é descompromisso com educação de qualidade
10/1 - 10:21 |
TST: Só sindicato de trabalhador pode propor ação de reajuste salarial
12/6 - 20:47 | TRABALHO INFANTIL
O combate ao trabalho infantil no Brasil e a inadmissibilidade do aumento da idade mínima para o trabalho*
8/2 - 19:10 |
Iniciada licitação para concessão da Rodoviária privatizada do Plano Piloto
1/11 - 11:22 |
Proposta de privatização da rodoviária é rechaçada por comerciantes