Mais de 23 mil eleitores agendam recadastramento biométrico no DF

Brasília-DF, sábado, 12 de julho de 2025


Brasília, quarta-feira, 6 de março de 2013 - 17:9

JUSTIÇA ELEITORAL

Mais de 23 mil eleitores agendam recadastramento biométrico no DF


Fonte: TRE

Agendamento pode ser feito por meio site do TRE ou pelo 3048-4000. Confira a lista com os locais disponíveis para o recadastramento

Desde o dia 25 de fevereiro, quando teve início o recadastramento biométrico dos eleitores do Distrito Federal, o Tribunal Regional Eleitoral agendou o atendimento de 23.044 eleitores. Desses, 16.935 estão agendados para o mês de março e 6.109 para abril.

Agenda lotada
Segundo levantamento, cinco cartórios e um posto eleitoral já não dispõem de espaço na agenda para atender eleitores em março.

Em março, o Cartório da 1ª Zona Eleitoral da Asa Sul já teve sua lotação esgotada com 1.275 agendamentos. A 9ª Zona, no Guará, computou 1.275, a 11ª ZE do Cruzeiro, com capacidade de agendamento também esgotada, registrou 510.

A 14ª ZE, que fica na Asa Norte, fechou a agenda com a previsão de 765 atendimentos. A 18ª ZE localizada, no Lago Sul, realizou 765 agendamentos e o Posto Eleitoral de São Sebastião 225.

Somente os Cartórios da 11ª e da 14 ª Zonas Eleitorais já estão com suas agendas lotadas para o mês de abril, contabilizando 2.200 atendimentos.

Apesar disso, o eleitor conta com outras unidades de atendimento em todo o DF. Confira a lista com os locais disponíveis clicando aqui.

Biometria
O objetivo do Tribunal é que até 31 de março de 2014 sejam recadastrados biometricamente 100% dos atuais 1.861.622 eleitores do DF.  O novo sistema reduz a possibilidade de fraude, amplia a segurança e confere celeridade à votação.

O recadastramento é obrigatório a todos os eleitores, inclusive para aqueles cujo voto é facultativo, sob pena de terem o título cancelado.

Os analfabetos, maiores de 70 anos e os menores entre 16 e 18 anos, caso possuam o título eleitoral, mesmo que não sejam obrigados a comparecer às urnas, devem se recadastrar, pois, se não o fizerem, ficarão impedidos de votar.

Além do cancelamento do título de eleitor e de não poderem exercer o direito de voto, aqueles que não se recadastrarem até 31 de março de 2014 terão de pagar multa e, dentre outras medidas restritivas, não poderão tirar passaporte nem assumir cargo público enquanto estiverem em dívida com a Justiça Eleitoral.

A partir de agora, os cidadãos que forem tirar o título pela primeira vez no Distrito Federal já serão identificados pelo sistema biométrico.

Agendamento
O eleitor que for se recadastrar deverá realizar o agendamento pelo endereço eletrônico http://www.tre-df.jus.br/ ou pelo telefone (61) 3048-4000, de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas.

Ele pode escolher o dia e horário que deseja ser atendido e também indicar em qual dos cartórios eleitorais ou postos de atendimento quer se apresentar. Para facilitar o atendimento, deverá ter em mãos o número do título.

O recadastramento é gratuito e o eleitor deve apresentar os seguintes documentos: título de eleitor, documento de identificação oficial e comprovante de domicílio.

Não serão aceitos como documento de identificação crachás, CPF (Cadastro de Pessoa Física), carteiras funcionais e de estudante.

Já o comprovante de domicílio deverá ter sido emitido entre os 12 e três meses anteriores ao comparecimento do eleitor para a revisão.

Os homens maiores de 18 anos que forem tirar o título pela primeira vez devem apresentar o certificado de quitação do serviço militar.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com