Brasília, terça-feira, 3 de novembro de 2009 - 15:23
MOVIMENTO SINDICAL
SAEP convoca para 6ª Marcha da Classe Trabalhadora
Por: Daiana Lima
No dia 11 de novembro, em razão da mobilização dos trabalhadores, as atividades do Sindicato serão suspensas no período da manhã, retornando à normalidade dos trabalhos às 14 horas
A diretoria do SAEP convoca todos os trabalhadores e trabalhadoras em educação para participar da 6ª Marcha da Classe Trabalhadora, que será realizada no dia 11 de novembro, em Brasília.
Promovida pelas centrais sindicais - CTB, CUT, Força Sindical, UGT, Nova Central e CGTB - a 6ª Marcha da Classe Trabalhadora tem como principal bandeira a aprovação da PEC 231/95, que trata da redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, sem redução de salários, e elevação do valor da hora extra de 50 para 75% sobre o valor da hora normal.
O SAEP é favorável à aprovação da proposta que beneficia a classe trabalhadora e, segundo relatório do Dieese (Departamento Intersindical de Departamento Estatística e Estudos Socioeconômicos), deve gerar até 2,2 milhões postos de trabalho.
Toda a diretoria e os funcionários e funcionárias do Sindicato irão participar da mobilização.
Por isso, neste dia as atividades do SAEP serão suspensas no período da manhã, retornando à normalidade dos trabalhos às 14 horas.
Outras reivindicações
Além da redução da jornada de trabalho, a 6ª Marcha da Classe Trabalhadora tem como objetivo pressionar os parlamentares para fazer avançar a "pauta trabalhista", apresentada à Câmara dos Deputados em maio deste ano.
A pauta é composta pelas proposições que versam sobre o salário mínimo (PL 1/07), o fator previdenciário (PL 3.299/08), as convenções 151 e 158, da OIT, o trabalho escravo (PEC 438/01) e a terceirização (PL 4.302/08).
Planejamento
Na última quinta-feira (29), a diretoria do SAEP participou da plenária para a 6ª Marcha convocada pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras (CTB), para construção de estratégias e planejamento da mobilização.
Além dos representantes do SAEP, estiveram presentes dirigentes e militantes de vários movimentos sindicais e sociais de todo País, como UNE (União Nacional dos Estudantes), MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e PSB (Partido Socialista Brasileiro).
Fortalecendo a luta
Os interessados em participar da 6ª Marcha podem entrar em contato com a diretoria do SAEP por meio do endereço eletrônico atendimento@saepdf.org.br, pelo número 3034-8685 ou, vir à sede do Sindicato (SCS QD. 1, Bloco K, sala 202, Ed. Denasa - Brasília/DF).
Estamos organizando a participação dos trabalhadores em educação. Vamos fortalecer a luta por mais e melhores empregos, melhores salários, qualidade de vida e desenvolvimento do País.
Esperamos você!
Últimas notícias
Reajuste salarial simboliza avanços para trabalhadores da Educação Básica
11/11 - 13:32 |
Escala 6×1 vira alvo no Congresso e debate expõe desgaste real dos trabalhadores
10/11 - 12:42 |
PDL da Pedofilia: governo reage a retrocesso no Congresso
8/11 - 10:29 |
Câmara aprova PDL que retira proteção de meninas vítimas de estupro; vai ao Senado
6/11 - 10:50 |
SAEP lança série e ressalta conquistas nas Convenções Coletivas do Ensino Superior e da Educação Básica
Notícias relacionadas
Trabalhadores à beira do esgotamento: Brasil precisa encarar a redução da jornada como pauta urgente
24/10 - 9:14 |
Sem sindicatos, até o ar teria dono
21/10 - 21:44 |
Senado debate jornada de 36h e fim da escala 6×1 em audiência pública da CCJ
20/10 - 10:1 |
CCJ debate PEC que reduz jornada de trabalho para 36 horas semanais
15/10 - 15:8 |
Paim defende novo Estatuto do Trabalho para conter efeitos da automação

