Brasília, terça-feira, 7 de abril de 2009 - 19:42
AVALIAÇÃO DO MOVIMENTO
FTB: auxiliares discutem greve antes e pós 8 de abril
Os funcionários aprovaram uma nova assembléia geral, a se realizar nesta quinta-feira (9), quando deverão estar regularizadas todas as pendências administrativas e financeiras da instituição com os funcionários

A presidente do SAEP, Maria de Jesus da Silva, e a vice-presidente, Marilene Alves do Nascimento se reuniram, em assembleia geral, nesta terça-feira (7), com os auxiliares de administração escolar da Faculdade da Terra de Brasília (FTB), no campus I, do Recanto das Emas, para analisar e discutir o movimento pelo pagamento dos direitos trabalhistas, iniciado no dia 1° de abril.
No encontro, a presidente do Sindicato informou os funcionários sobre a audiência pública, realizado no dia 2, no Ministério Público do Trabalho (MPT), com a direção da FTB, e o que ficou decidido naquela audiência. "O professor Carrara [diretor e dono da instituição] prometeu que até dia 8 serão regularizados todas as pendências salariais", ressaltou a presidente do SAEP.
A vice-presidente, Marilene Alves, também explicou a importância de a categoria se manter unida neste momento. "A greve foi decidida por todos, então, é importante parar os trabalhos. Greve é para pressionar o empregador", esclareceu a vice-presidente do Sindicato.
Mais de 40 auxiliares participaram da assembléia, além, dessa vez, da advogada do SAEP, Cíntia Ongaratto, que atendeu, individualmente, todas as pessoas que tinham dúvidas sobre seus direitos trabalhistas.
Medo de represália
Alguns auxiliares que não aderiram à greve argumentaram para as representantes do Sindicato que não há garantia nenhuma de a instituição não demitir os funcionários que participarem da paralisação.
"Muitos aqui dependem deste emprego. Antes ter para receber, do que não receber nada", afirmou a trabalhadora que tem medo de represálias por parte da direção da faculdade.
As diretoras do SAEP explicaram que este foi um dos temas discutidos na audiência pública com o dono da faculdade, Vanderci Carrara. "Eles não vão demitir em massa, porque isso seria perseguição", informou a vice-presidente e acrescentou, ainda, que o Carrara disse que isso [perseguição] não acontece nem vai acontecer na FTB.
Outro auxiliar do campus I disse que muitos não pararam os trabalhos funcionais por seu "voto de confiança" e se não sair o pagamento até a data limite, "outras providências serão necessárias".
Nova assembléia
Os auxiliares de administração da FTB aprovaram, em plenário, uma nova assembléia geral, para avaliação final do movimento grevista, a se realizar nesta quinta-feira (9), às 14 horas, no campus I, no Recanto das Emas, quando deverão estar regularizadas todas as pendências administrativas e financeiras da instituição com os funcionários.
Porém, mesmo se não estiverem quitados os pagamentos, a assembléia será realizada, para, assim, discutir as providências necessárias para que sejam cumpridos os direitos trabalhistas dos funcionários.
"O Sindicato está aqui para apoiar a categoria. Se decidir pela greve, todos precisam aderir, não dá para aprovar a greve e continuar trabalhando", reforçou a presidente do SAEP, Maria de Jesus, para que os auxiliares permaneçam unidos e, deste modo, cheguem ao êxito do movimento.
A participação é de extrema importância para fortalecer esse processo de negociação salarial.
Nesta quinta-feira (9), às 14 horas, no campus I, no Recanto das Emas, Assembléia Geral com todos os auxiliares da FTB.
Desejamos que, até lá, todas as pendências administrativas e financeiras da instituição estejam regularizadas. Caso não estejam é preciso ter disposição de luta, pois só assim será possível viabilizar a solução deste problema.
Aguardamos todos os auxiliares na próxima assembleia. O êxito desta luta depende de cada um e cada um depende desta luta. Juntos somos mais fortes!
Notícias anteriores:
SAEP realiza assembléia com auxiliares da FTB
FTB define data para pagamento dos salários atrasados
SAEP cobra da FTB regularização dos direitos trabalhistas
Auxiliares decidem fazer greve na FTB por falta de pagamento
Professores e auxiliares em greve na Faculdade da Terra de Brasília
SAEP convoca para assembléia geral de avaliação do movimento
À direção e aos alunos da Faculdade da Terra de Brasília
Últimas notícias
Estudantes do Guará terão cursinho pré-Enem pago com recursos da União
17/7 - 12:20 |
Lula veta projeto aprovado pelo Congresso que aumenta número de deputados na Câmara
17/7 - 12:9 |
Imprensa estadunidense repercute criticamente decisão de Trump de sobretaxar produtos brasileiros
16/7 - 20:15 |
Trabalhador ou “colaborador”: o que você é na empresa em que trabalha
15/7 - 16:31 |
Presidente do SAEP assume mandato na Diretoria Plena Efetiva da Contee
Notícias relacionadas
Trabalhador ou “colaborador”: o que você é na empresa em que trabalha
5/6 - 17:53 |
SAEP apoia greve dos professores da rede pública; docente mal remunerado é descompromisso com educação de qualidade
13/3 - 10:27 |
8 de março: Flora Lassance: Ser mulher vale a pena; mas é preciso lutar
10/1 - 10:21 |
TST: Só sindicato de trabalhador pode propor ação de reajuste salarial
28/11 - 10:52 |
13º: conquista sindical que reforça renda no fim de ano