Desafios da bancada feminina vão de saúde a política e violência

Brasília-DF, domingo, 13 de julho de 2025


Brasília, quarta-feira, 4 de janeiro de 2012 - 11:30

REPRESENTAÇÃO DAS MULHERES

Desafios da bancada feminina vão de saúde a política e violência


Fonte: Diap

Os principais desafios da bancada na Câmara são: melhorar a atenção à saúde da mulher brasileira; garantir paridade entre homens e mulheres na reforma política; fazer cumprir a Lei Maria da Penha; e assegurar igualdade de oportunidade no ambiente de trabalho

Uma série de desafios pontua a pauta feminina da Câmara para o novo ano. É preciso garantir a emancipação da mulher no mercado de trabalho, conquistar direitos na saúde, ganhar mais espaço na política e fazer valer cada vez mais a Lei Maria da Penha (11.340/06).

"A pauta da mulher está atrasada, muito atrasada", resume a 1ª vice-presidente da Câmara, deputada Rose de Freitas (PMDB-ES).

Para ela - primeira mulher a assumir um cargo na Mesa Diretora -, faltam principalmente investimentos na saúde da brasileira.

Como problemas, ela destaca as falhas na prevenção do câncer de mama e do colo de útero e defende a instalação de mamógrafos em toda a rede pública e a universalização da vacina contra o HPV, o vírus causador do câncer de colo de útero.

"Nós, mulheres, é que temos que redigir leis obrigando as prefeituras a fazer cadastros para esses exames", diz.

A saúde da mulher presidiária é o que preocupa a coordenadora da bancada feminina na Câmara, deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP). "A presidiária tem uma situação precária de atendimento", lamenta.

Os principais desafios da bancada feminina são: melhorar a atenção à saúde da mulher brasileira; garantir paridade entre homens e mulheres na reforma política; fazer cumprir a Lei Maria da Penha; e assegurar igualdade de oportunidade no ambiente de trabalho.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com