Brasília, quarta-feira, 18 de dezembro de 2013 - 10:50
INCLUSÃO
Câmara aprova alfabetização em braile nas escolas
Fonte: Jornal da Câmara
Instituições de ensino deverão qualificar seus profissionais para receber e alfabetizar esses alunos
A Comissão de Educação aprovou projeto de lei (PL 444/11) que assegura a alfabetização de alunos, nas escolas públicas e privadas, pelo sistema de leitura em braile.
A proposta, do deputado Walter Tosta (PSD/MG), altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96) para garantir que estudantes com deficiência visual tenham acesso à alfabetização e ao letramento em braile.
Walter Tosta propõe a adequação do sistema de ensino nacional para atender às necessidades de alunos com deficiência visual.
Para isso, as instituições de ensino deverão qualificar seus profissionais para receber e alfabetizar esses alunos.
Cognição
Segundo a assessora de Serviços de Apoio à Inclusão da Fundação Dorina Nowill para Cegos, Eliana Cunha Lima, a alfabetização pelo sistema em braile é fundamental para o desenvolvimento cognitivo das crianças.
"Podemos dizer, com certeza, que o sistema braile equivale ao aprendizado em tinta e papel que as crianças enxergam e realizam", disse a assessora.
Ainda segundo Eliana, a capacitação dos profissionais para atuar com os Alunos deficientes é menos complexa do que se imagina. Ela afirmou que em 20 horas de treinamento é possível habilitar Professores e profissionais para que acompanhem Alunos com deficiência visual dentro de sala de aula.
Tramitação
A proposta que obriga a Alfabetização de Alunos pelo sistema de leitura em braile segue agora para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo.
A proposta, do deputado Walter Tosta (PSD/MG), altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96) para garantir que estudantes com deficiência visual tenham acesso à alfabetização e ao letramento em braile.
Walter Tosta propõe a adequação do sistema de ensino nacional para atender às necessidades de alunos com deficiência visual.
Para isso, as instituições de ensino deverão qualificar seus profissionais para receber e alfabetizar esses alunos.
Cognição
Segundo a assessora de Serviços de Apoio à Inclusão da Fundação Dorina Nowill para Cegos, Eliana Cunha Lima, a alfabetização pelo sistema em braile é fundamental para o desenvolvimento cognitivo das crianças.
"Podemos dizer, com certeza, que o sistema braile equivale ao aprendizado em tinta e papel que as crianças enxergam e realizam", disse a assessora.
Ainda segundo Eliana, a capacitação dos profissionais para atuar com os Alunos deficientes é menos complexa do que se imagina. Ela afirmou que em 20 horas de treinamento é possível habilitar Professores e profissionais para que acompanhem Alunos com deficiência visual dentro de sala de aula.
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