Brasília, quinta-feira, 2 de abril de 2009 - 18:10
AUDIÊNCIA PÚBLICA
FTB define data para pagamento dos salários atrasados
Direção da Faculdade da Terra de Brasília (FTB) se comprometeu a regularizar a situação financeira dos trabalhadores, auxiliares e professores, até dia 8 de abril. Auxiliares irão aguardar em greve até a data limite

A diretoria do SAEP, com o sindicato dos professores (Sinproep) participou, nesta quinta-feira (2), de audiência pública com a direção da Faculdade da Terra de Brasília (FTB), no Ministério Público do Trabalho (MPT), em razão do descumprimento dos direitos trabalhistas dos funcionários da instituição – auxiliares de administração escolar e professores.
Na sessão, a presidente do SAEP, Maria de Jesus da Silva, expôs a situação dos auxiliares e a falta de uma proposta concreta apresentada pela mantenedora da FTB. "Em nenhum momento foi feita uma proposta para a categoria. Os auxiliares não querem que a instituição feche. Pelo contrário, queremos que resolva logo a crise. A greve é para pressionar a faculdade a apresentar uma proposta. O que não foi feito ainda", ressaltou a presidente na reunião.
Com isso, o diretor e dono da instituição, Vanderci Carrara, pediu uma data limite para que a direção da faculdade possa sanar todas as pendências financeiras de forma definitiva. "A greve é legítima, é um direito das pessoas. O que eu quero é salvar a instituição. Peço a boa vontade de todos e que esperem até o dia 8 de abril", argumentou Carrara.
A procuradora do trabalho, Adriana S. Machado, disse que o Sindicato está certo quanto à decisão de fazer greve e, em momento algum, foi omisso. "Os sindicatos das duas categorias [SAEP e Sinproep] estão bem atuantes, podem aguardar com a greve. Mas, acredito que convêm esperar até o dia 8", afirmou a procuradora.
Greve continua
Como a mantenedora da FTB não tem condições de apresentar nenhuma proposta neste momento, fica decidido que os auxiliares de administração escolar irão manter os trabalhos parados até o dia 8 de abril, data limite para a direção da faculdade apresentar uma proposta que solucione os problemas financeiros da instituição.
Representando o SAEP, participaram da audiência pública com a presidente do Sindicato, Maria de Jesus, a vice-presidente, Marilene Alves do Nascimento, os advogados Júlio César Borges de Resende e Francisco de Assis Brito Vaz. Além de representantes do sindicato dos professores.
Uma nova reunião foi marcada com o SAEP, o Sinproep e a direção da FTB para o dia 8 de abril, às 14 horas, na sede do sindicato dos professores.
Leia também:
SAEP cobra da FTB regularização dos direitos trabalhistas
Auxiliares decidem fazer greve na FTB por falta de pagamento
NOTA PÚBLICA: À direção e aos alunos da Faculdade da Terra de Brasília
Últimas notícias
“Diálogo e responsabilidade”: garante governo, sobre redução da escala 6x1
12/9 - 17:11 |
Julgamento no STF adia, na Câmara, votação de isenção do IR para até R$ 5 mil
11/9 - 13:53 |
Conquistas e derrotas sociais: leitura mirando 2026
11/9 - 13:31 |
Condenação ou anistia para os golpistas de 2023
8/9 - 15:46 |
ENSINO SUPERIOR: Conquistas que valem a pena e valorizam a luta
Notícias relacionadas
Aberto prazo para manifestação de oposição no Ensino Superior
31/7 - 15:4 |
Assinada Convenção Coletiva do Ensino Superior 2025/2027
16/7 - 20:15 |
Trabalhador ou “colaborador”: o que você é na empresa em que trabalha
15/7 - 16:31 |
Presidente do SAEP assume mandato na Diretoria Plena Efetiva da Contee
14/7 - 16:5 |
Educação Básica: SAEP assina Convenção Coletiva 2025/2027