Brasília, terça-feira, 7 de agosto de 2012 - 23:32 | Atualizado em: 9 de agosto de 2012
ELEIÇÕES DO SAEP
Categoria elege Chapa 1 e fortalece Sindicato, que completa 7 anos
Presidente da chapa eleita, Mário Lacerda diz que categoria demonstrou maturidade e senso democrático ao comparecer às urnas

Após dois dias coletando votos – segunda (6) e terça-feira (7) – entre os filiados ao SAEP, a categoria elege a Chapa 1: Renovação e Transparência, com 94,45% dos votos válidos. A categoria sufragou maciçamente a chapa que cumpriu todos os requisitos estatutários para eleição, que contabilizou 469 votantes. Destes, 443 votaram na Chapa 1. Houve ainda 20 votos brancos e seis nulos, num colégio eleitoral de 736 sindicalizados.
O presidente da chapa eleita, Mário Lacerda, ao comentar o resultado disse que "a categoria deu uma demonstração de maturidade e senso democrático ao comparecer às urnas". E acrescentou: "demos mais um passo em direção da consolidação da organização dos trabalhadores em educação com esta votação consagradora". O SAEP foi fundado em 18 de novembro de 2005.
Foram dois dias de muito trabalho para acessar o máximo de trabalhadoras e trabalhadores sindicalizados, pois este foi também um momento de organização e mobilização da categoria, que não mediu esforços para participar desse importante processo democrático ora concluído.
A presidente do SAEP, Maria de Jesus da Silva disse que será uma honra transmitir o comando do Sindicato para o companheiro Mário Lacerda, que "nesta gestão não mediu esforços para defender os trabalhadores em educação". E agregou: "com Mário na presidência do SAEP, a categoria estará em boas mãos".
Novo ciclo
A eleição da nova direção, cuja posse está prevista para novembro, quando se encerra o mandato da atual diretoria, abre um novo ciclo para a categoria.
A chapa vencedora tem mais de 70% de novos dirigentes, que com desprendimento se colocaram o desafio de dar mais este passo em direção do fortalecimento deste importante segmento de trabalhadoras e trabalhadores.
"Não pensem que agora vamos descansar", alertou Lacerda, que vai assumir a direção do Sindicato em novembro próximo. "Vamos, agora, com a categoria mais forte, empreender esforços para conquistar as reivindicações mais sentidas da categoria". "Queremos mostrar para os empregadores que esta categoria precisa ser valorizada, com a aprovação do tíquete alimentação na convenção coletiva de trabalho em discussão no Ensino Superior".
"Vamos convocar a categoria para empreender com vigor a luta por esta importante demanda da categoria", enfatizou.
O resultado
Este resultado não foi uma surpresa, pois a atual diretoria não mediu esforços para sindicalizar e organizar os trabalhadores. Para se ter uma ideia de grandeza do atual colégio eleitoral dos trabalhadores e trabalhadoras em educação, na eleição de 2010, eram menos de 200 sindicalizados.
"A categoria sofre muito com as demissões sazonais. A rotatividade é muito grande. Fazemos reuniões nas instituições – creches, escolas, faculdades e universidades – num mês e sindicalizamos muitos trabalhadores. No mês seguinte ao voltarmos nessas instituições percebemos que muitos já foram demitidos. Não é um trabalho fácil", denuncia.
"Mas vamos encontrar, numa discussão com a categoria e os empregadores, mecanismos que pelo menos diminuam essas demissões", frisou.
No Brasil não há mecanismos legais para coibir as demissões imotivadas. Por esta razão os empregadores "deitam e rolam, para demitir os trabalhadores", disse Lacerda. Além do mais, o preço da demissão é barato considerando o fato de os salários serem muitos baixos.
"Oposição"
No processo eleitoral surgiu uma chapa de "oposição" à atual diretoria do SAEP. Por razões estatutárias, a chapa que se apresentou para a disputa não foi homologada pela Comissão Eleitoral que conduziu todo o processo para renovação da diretoria do Sindicato.
Inclusive esse grupo ingressou na Justiça do Trabalho para cancelar todo o processo, mas o pedido foi negado pelo Judiciário por entender que seria uma medida demasiadamente drástica.
O juiz, ao responder o pedido da chapa impugnada pela Comissão Eleitoral, manteve no seu despacho a validade das eleições. Assim, o processo está por ora concluído. Ele convocou a Comissão Eleitoral para que "preste os esclarecimentos necessários sobre as alegações do autor no prazo de cinco dias". E também convocou o Sindicato e os representantes de ambas as chapas para "esclarecimentos", em audiência marcada para o dia 28 de agosto.
Leia também:
- Sindicato esclarece inverdades da "oposição" sobre processo eleitoral
- Eleições do SAEP: urnas itinerantes percorrem instituições para coletar votos dos filiados
- SAEP realiza eleições para renovação da diretoria nos dias 6 e 7 de agosto (segunda e terça)
- Eleições do SAEP: termina prazo para registro e uma única chapa se inscreve
Últimas notícias
Mamata: empresários deixam de pagar R$ 414 bi em impostos federais
1/7 - 15:32 |
SAEP convoca categoria para analisar contraproposta patronal, em assembleia geral
25/6 - 15:37 |
SAEP segue em negociação com Sindepes para fechar Convenção Coletiva
18/6 - 18:24 |
Interação humana ensinada por educadores não será substituída pela IA, diz Bill Gates
18/6 - 15:26 |
Feriado de Corpus Christi: atividades retornam na segunda-feira (23)
Notícias relacionadas
SAEP convoca categoria para analisar contraproposta patronal, em assembleia geral
25/6 - 15:37 |
SAEP segue em negociação com Sindepes para fechar Convenção Coletiva
18/6 - 15:26 |
Feriado de Corpus Christi: atividades retornam na segunda-feira (23)
6/6 - 15:22 |
SAEP convoca filiados para Assembleia de eleição dos delegados que irão para o 11º Conatee
5/6 - 17:53 |
SAEP apoia greve dos professores da rede pública; docente mal remunerado é descompromisso com educação de qualidade