Brasília, quinta-feira, 18 de julho de 2013 - 18:12
TÍTULO DE ELEITOR
DF: eleitores devem fazer o recadastramento biométrico
Fonte: Com TRE
Apesar de o prazo encerrar somente em março de 2014, eleitores devem se antecipar para que processo seja tranquilo
Os eleitores que ainda não fizeram o recadastramento biométrico devem se recadastrar até 31 de março de 2014. Segundo o Tribunal Reginal Eleitoral (TRE), o novo sistema reduz a possibilidade de fraude, amplia a segurança e confere celeridade à votação.
O recadastramento é obrigatório a todos, inclusive para aqueles cujo voto é facultativo, sob pena de terem o título cancelado.
Os analfabetos, maiores de 70 anos e os menores entre 16 e 18 anos, caso possuam o título eleitoral, mesmo que não sejam obrigados a comparecer às urnas, devem se recadastrar, pois, se não o fizerem, ficarão impedidos de votar.
Além do cancelamento do título de eleitor e de não poderem exercer o direito de voto, aqueles que não se recadastrarem até o prazo final terão de pagar multa e, dentre outras medidas restritivas, não poderão tirar passaporte nem assumir cargo público enquanto estiverem em dívida com a Justiça Eleitoral.
A partir de agora, os cidadãos que forem tirar o título pela primeira vez no Distrito Federal já serão identificados pelo sistema biométrico.
Agendamento
O eleitor que for se recadastrar deverá realizar o agendamento pelo endereço eletrônico http://www.tre-df.jus.br/ ou pelo telefone 3048-4000, de segunda a sexta-feira, de 8h às 18 horas.
Ele pode escolher o dia e horário que deseja ser atendido e também indicar em qual dos cartórios eleitorais ou postos de atendimento quer se apresentar. Para facilitar o atendimento, deverá ter em mãos o número do título.
O recadastramento é gratuito e o eleitor deve apresentar os seguintes documentos: título de eleitor, documento de identificação oficial e comprovante de domicílio.
Não serão aceitos como documento de identificação crachás, CPF (Cadastro de Pessoa Física), carteiras funcionais e de estudante.
Já o comprovante de domicílio deverá ter sido emitido entre os 12 e três meses anteriores ao comparecimento do eleitor para a revisão.
Os homens maiores de 18 anos que forem tirar o título pela primeira vez devem apresentar o certificado de quitação do serviço militar.
Últimas notícias
Mamata: empresários deixam de pagar R$ 414 bi em impostos federais
1/7 - 15:32 |
SAEP convoca categoria para analisar contraproposta patronal, em assembleia geral
25/6 - 15:37 |
SAEP segue em negociação com Sindepes para fechar Convenção Coletiva
18/6 - 18:24 |
Interação humana ensinada por educadores não será substituída pela IA, diz Bill Gates
18/6 - 15:26 |
Feriado de Corpus Christi: atividades retornam na segunda-feira (23)
Notícias relacionadas
Prazo para regularizar título de eleitor encerra nesta quarta
1/7 - 10:33 | FUNDO DE GARANTIA
Plenário pode votar hoje correção maior para o FGTS
11/6 - 11:9 | AÇÃO
MTE promove ações de combate ao trabalho infantil
6/10 - 16:47 | SERVIÇO
Eleitores que não votaram terão até 4 de dezembro para se justificar
26/9 - 16:7 | ELEIÇÕES
Com biometria, eleitores podem demorar mais tempo para votar