Brasília, segunda-feira, 12 de julho de 2010 - 13:8
AÇÃO SINDICAL
SAEP reúne-se com trabalhadores da Uneb e do Sigma
Por: Daiana Lima
Sindicato procura conscientizar trabalhador-eleitor para eleições de outubro

Após citação da Justiça do Trabalho, diretores do SAEP conseguem se reunir com auxiliares de educação da Faculdade Uneb.
O Sindicato moveu ação de cumprimento contra a instituição, pois a direção da Uneb não permitia o encontro dos representantes sindicais com os trabalhadores da faculdade.
Na reunião, que durou cerca de uma hora, no dia 9 de julho, os diretores do SAEP, Mário Lacerda e Idenes Cruz, falaram sobre a luta do Sindicato para garantir o direito de organização dos trabalhadores por melhores condições de trabalho e salário.
Foram destacados, também, no encontro, as irregularidades do Banco de Horas nas instituições, o jornal do Sindicato e a importância de participar do SAEP e acompanhar diariamente a página eletrônica da entidade sindical.
Por meio de uma lista de reclamações, que circulou entre os auxiliares de ensino, os diretores do SAEP foram informados de algumas irregularidades na Uneb, como a ausência do depósito do FGTS.
"Trabalho na Uneb há mais de três anos e nunca foi depositado o FGTS", reclamou uma auxiliar que participou da reunião.
Colégio Sigma
Dando continuidade aos trabalhos do SAEP, na última quinta-feira (8), a presidente e o diretor do Sindicato, Maria de Jesus e Mário Lacerda, respectivamente, se reuniram com os auxiliares de educação do Colégio Sigma, na Asa Norte.
Maria de Jesus contou a história de fundação do Sindicato, desde o desmembramento com o sindicato que representa os auxiliares da rede pública; e explicou a importância da filiação para organizar a categoria e fortalecer na luta pelos interesses dos trabalhadores.
"No começo não tínhamos nenhum filiado. Hoje, somos mais de quinhentos. A filiação é um ato, uma decisão política", ressaltou a presidente do SAEP.
O diretor Mário Lacerda explicou que o Sindicato é uma estrutura política que trabalha pela categoria. Lembrou, ainda, das conquistas dos trabalhadores por meio da luta sindical, como o aumento da licença-maternidade e o veto à Emenda 3.
Visando as eleições de 3 de outubro, o diretor do SAEP chamou a atenção dos auxiliares do Sigma para a importância de eleger candidatos que defendam os interesses dos trabalhadores.
"O empregador tem o candidato dele, que é o candidato que defende os interesses dos empresários. Procura-se o eleitor ficha limpa, porque tem candidato corrupto, que não defende os trabalhadores e o cidadão vai lá e vota nele. Isso não é ser eleitor ficha limpa", disse Mário.
A reunião foi divida em dois grupos para que todos pudessem participar do encontro com os diretores do SAEP.
Ficou acertado que será marcada outra reunião com os auxiliares que estavam de férias.
Últimas notícias
Julgamento no STF adia, na Câmara, votação de isenção do IR para até R$ 5 mil
11/9 - 13:53 |
Conquistas e derrotas sociais: leitura mirando 2026
11/9 - 13:31 |
Condenação ou anistia para os golpistas de 2023
8/9 - 15:46 |
ENSINO SUPERIOR: Conquistas que valem a pena e valorizam a luta
8/9 - 12:20 |
A “morte por desespero” no Brasil: face oculta do neoliberalismo
Notícias relacionadas
ENSINO SUPERIOR: Conquistas que valem a pena e valorizam a luta
28/8 - 17:45 |
SAEP abre prazo para oposição à contribuição assistencial
1/8 - 11:25 |
SAEP convoca para 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
31/7 - 15:4 |
Assinada Convenção Coletiva do Ensino Superior 2025/2027
16/7 - 20:15 |
Trabalhador ou “colaborador”: o que você é na empresa em que trabalha