CCJ debate PEC que reduz jornada de trabalho para 36 horas semanais

Brasília-DF, terça-feira, 21 de outubro de 2025


Brasília, segunda-feira, 20 de outubro de 2025 - 10:1

CCJ debate PEC que reduz jornada de trabalho para 36 horas semanais

Audiência discutirá impacto da proposta de Paulo Paim. Defensores veem avanço civilizatório, enquanto críticos apontam risco à produtividade e ao emprego

Pedro Ventura/Agência Brasília Fonte: Agência Senado

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado realiza, nesta terça-feira (21), às 10horas, audiência pública para discutir a PEC 148/15, do senador Paulo Paim (PT-RS), que propõe reduzir a jornada de trabalho de 44 para 36 horas semanais, sem redução salarial. Estas informações são da Agência Senado.

O relator da proposta no colegiado é o senador Rogério Carvalho (PT-SE).

O debate, requerido pelo senador Rogério Marinho (PL-RN), deve avaliar impactos econômicos e sociais da medida. Segundo ele, a discussão precisa “alcançar os diversos setores da sociedade”.

Marinho argumenta que países que reduziram a jornada o fizeram em contextos de “alta produtividade, maior formalidade e robustez institucional”, condições que, segundo o parlamentar, “ainda não refletem a realidade brasileira”.

Avanço civilizatório, diz Paim
Autor da proposta, Paulo Paim defende que a redução da jornada é “viável, necessária e equilibrada”, pois protege a economia e fortalece a justiça social.

“A PEC representa um avanço civilizatório, compatível com a Constituição e com os direitos humanos: garante repouso mínimo de 2 dias por semana e irredutibilidade salarial”, afirmou o senador em discurso no plenário, no último dia 13.

A proposta também dialoga com a PEC 8/25, da deputada Erika Hilton (PSol-SP), que tramita na Câmara dos Deputados e prevê o mesmo limite de 36 horas semanais. Hilton foi convidada a participar da audiência da CCJ.

Especialistas e entidades
Entre os convidados para o debate estão os economistas José Pastore (USP) e Fernando de Holanda Barbosa Filho (FGV); o presidente da Febrac (Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação), Edmilson Pereira de Assis; e a procuradora do Trabalho Cirlene Luiza Zimmermann.

O vereador carioca Rick Azevedo, fundador do movimento VAT (Vida Além do Trabalho) e autor de petição on-line com mais de 1 milhão de assinaturas pela redução da jornada, também confirmou presença.

A audiência vai ser interativa, e permite participação popular. Vai ocorrer no plenário 3 da Ala Alexandre Costa, no Senado.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com