Ceilândia ganha Centro Especializado de Atendimento à Mulher

Brasília-DF, domingo, 6 de julho de 2025


Brasília, sexta-feira, 12 de setembro de 2014 - 14:47

MULHER

Ceilândia ganha Centro Especializado de Atendimento à Mulher


Fonte: Agência Brasília

Unidade promove ações de prevenção à violência doméstica e dá orientações sobre direitos femininos e qualificação profissional

Ceilândia passa a contar, a partir desta sexta-feira (12), com um Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam). Inaugurado na manhã de hoje, na QNM 2, o local oferecerá apoio psicológico, orientação jurídica e assistência social a mulheres em situação de violência, bem como a seus filhos. A região do DF é a que apresenta o maior número de denúncias de violência contra a mulher: média de seis casos por dia.

"Hoje estamos inaugurando esse centro que vem se somar a outros três, localizados no SIA, Estação 102 Sul do Metrô e Planaltina. Outros novos três centros estão previstos para ser inaugurados em breve, em Taguatinga, Samambaia e Gama", anunciou o secretário da Casa Civil, Swedenberger Barbosa. Ele citou, ainda, as várias iniciativas do GDF em prol da mulher, como a construção de creches, implantação do ensino integral e a Carreta da Mulher.

O espaço onde foi construído o Ceam de Ceilândia foi cedido pela Polícia Civil do DF e reformado para receber as instalações. O local conta com nove salas para atendimento, incluindo brinquedoteca, cinco banheiros, cozinha, sala de especialistas, gerência e duas salas de espera. A previsão é de que o novo centro faça, em média, 20 atendimentos diários.

Segundo a secretária da Mulher, Valesca Leão, no centro as mulheres receberão acolhimento e serão encorajadas a denunciar o agressor. "É uma forma de sair da situação de violência e conquistar a sua autonomia e emancipação", completou.
 
Atividades
O Ceam de Ceilândia promoverá ações de prevenção à violência doméstica e de informação sobre os direitos femininos, em especial a Lei Maria da Penha. Além disso, oferecerá atividades de estímulo à independência financeira das mulheres, como a formação de grupos de artesãs e cursos de qualificação profissional.

As moradoras de Ceilândia agradecem a iniciativa: "Esse é um grande ganho para a população. Os dados mostram que a cidade necessita de um lugar que apoie a mulher, principalmente as que precisam por serem vítimas de violência", disse Poliana Santos, 29 anos.

Representantes de diversos setores estiveram presentes à solenidade de inauguração, e todos destacaram a importância da integração das diversas secretarias de governo, bem como do Judiciário, e a parceria do governo federal para formar a rede de atendimento à mulher no DF.
 
Números
Segundo a Secretaria de Segurança Pública, Ceilândia, que tem 449 mil habitantes, conta com o maior número de denúncias de casos de violência contra a mulher. De janeiro a agosto deste ano, foram registradas nas quatro delegacias da cidade 1.452 casos relativos à Lei Maria da Penha, o equivalente a 16% do total ocorrido no DF no mesmo período.
 
Cultura
Durante a inauguração do Ceam de Ceilândia, o Crew Risofloras, grupo de grafiteiras do coletivo Gentil Urbana, fez o desenho da fachada do centro. "A coordenadora do Ceam de Ceilândia queria um grupo de mulheres e nos convidou. Criamos o desenho inspiradas na proposta do espaço. Assim, fizemos uma ciranda de mulheres, para mostrar acolhimento", diz Edilene Colado, 27 anos, que, ao lado das amigas Verônica Pires, 18, e Camilla Leite, 19, levou três horas para finalizar a obra.

A inauguração também contou com apresentação teatral do espetáculo Bye Bye Baby e Outras Mulheres, que mostra a vida de um casal em que a mulher é oprimida pelo marido. Os atores convidaram o público a participar, para solucionar o caso.
 
CEAM
Com a inauguração do Ceam de Ceilândia, o DF passa a contar com quatro Centros Especializados de Atendimento à Mulher. Juntos, eles realizaram, de janeiro a agosto deste ano, cerca de 1,3 mil atendimentos.

 O programa é resultado de uma parceria entre o GDF e o governo federal. Pelo acordo, a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República fornece móveis, computadores e outros equipamentos. Em contrapartida, a Secretaria da Mulher do DF garante as instalações e equipe de profissionais.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com